O crescimento sustentável de toda empresa depende de uma gestão bem-feita, mas também precisa de um fluxo de vendas que ajude a fortalecer o caixa do negócio. Uma organização que não consegue manter um volume consistente de vendas pode colocar em ameaça o futuro do empreendimento. Em casos como este, é importante considerar a contratação de uma consultoria comercial.

Contudo, se você ainda não entende bem sobre o que é e como funciona, vale a pensa se inteirar melhor do assunto. Por esse motivo, no post de hoje abordaremos todos esses tópicos. Confira!

O que é uma consultoria comercial?

A consultoria comercial é um serviço oferecido por empresas que detém um bom conhecimento técnico direcionado à área de vendas.

Com a possibilidade de atuar em projetos cujo foco é um produto ou serviço pontual, ou ainda trabalhar voltada para o contexto geral da empresa cliente, a fornecedora da consultoria avalia a situação encontrada e orienta em quais caminhos é possível melhorar os resultados das vendas.

Quando uma consultoria comercial é necessária?

O ritmo de vendas de qualquer tipo de negócio dita o fluxo financeiro que abastece toda a organização. Assim, se há algum problema que esteja ligado ao faturamento, ele precisa ser melhor estudado.

Quanto mais cedo for possível entender a situação, mais rápida poderá ser a tomada de decisão para que seja possível reverter o quadro indesejado. Nesse contexto, alguns sintomas podem ser identificados:

1. Queda nas vendas

Quando uma empresa que já está acostumada com um volume de vendas percebe que o volume periódico faturado está mostrando um desaquecimento é muito preocupante.

Como esta diminuição pode estar ligada tanto aos valores do ticket médio quanto com o número de itens comercializados, esse é um sinal de que algo está acontecendo e precisa ser resolvido.

2. Dificuldades de encontrar novos clientes

Para algumas empresas, a necessidade de conquistar novos clientes é uma constante. Como não é possível sempre manter o negócio de pé somente com os consumidores já fidelizados, a busca por um público novo acaba sendo a solução.

Se, nesta busca, a empresa está tendo dificuldades que estão ameaçando a sustentabilidade das contas, é hora de considerar a contratação de ajuda especializada.

3. Necessidade de desenvolver novos mercados

Outro momento que, geralmente, é fonte de muito estudo e planejamento é a busca pela expansão do negócio. Adentrar outros mercados pode ser um grande desafio e não há nada de errado nisso.

O problema é quando esta é uma solução cogitada para compensar a falta de sustentabilidade do modelo comercial no mercado em que a empresa já atua. Se o negócio anda avaliando mudar de área por falta de resultados naquele que é o seu core business, é preciso conferir como anda a estratégica comercial.

Quais são os serviços de uma consultoria comercial?

Ao atuar diretamente nos assuntos ligados às vendas e seus resultados, uma consultoria comercial terá vários possíveis serviços a serem oferecidos. De modo geral, os principais são:

  • confecção de diagnóstico;
  • elaboração do planejamento comercial;
  • desenvolvimento de um plano de ação;
  • implementação de novas políticas comerciais;
  • aprimoramento da estratégia comercial.

Além disso, é possível que nesse processo de consultoria, alguns outros assuntos e fragilidades da empresa sejam levantados para serem também alvo de reflexão da diretoria.

Como foi possível perceber, uma consultoria comercial é um serviço necessário quando algumas coisas relacionadas à sua empresa fogem do seu controle e que pode ajudar você a tomar as rédeas do seu negócio com mais facilidade.

Então, se você percebe que alguns desses sinais estão acontecendo na sua empresa, se tem dúvidas de como a consultoria pode, efetivamente, ajudar o seu negócio ou quer conhecer melhor os serviços prestados, entre em contato conosco. Estamos prontos para ajudar você!