Assim como toda empresa, escritórios de advocacia precisam atrair clientes, divulgar seus serviços, etc. A divulgação verbal entre clientes dos escritórios sempre foi muito importante, pois o código de ética não permite algumas práticas de publicidade e muitas restrições são feitas pelo fato de que os serviços prestados por advogados são públicos e não uma atividade mercantil.

Por isso existem algumas estratégias no marketing jurídico que são bem distintas das adotadas pelo marketing tradicional, pois para conquistar um número de cliente cada vez maior, é necessário fazer algumas ações diferentes e muitos advogados não estão acostumados ou fazem da maneira errada. Mas o advogado que pretende divulgar seus serviços deve conhecer bem as regras permitidas e colocá-las em prática da melhor maneira possível. Por conta disso, listamos 4 erros que advogados cometem ao captar clientes.

Erros que advogados cometem ao captar clientes

1. Distribuição de brindes: essa é uma prática proibida pelo código de ética, mesmo que para um número específico de potenciais clientes. Não é permitido distribuir nenhum material com o logotipo do escritório. Uma prática que pode ser adotada para substituir a distribuição de brindes é o envio de cartões de natal, aniversário e outras datas especiais, pois essa lembrança demonstra atenção com o cliente e ele confiará mais no escritório.

2.Envio de e-mail marketing: muitas empresas utilizam essa ferramenta para divulgar seus produtos ou serviços e não poderia ser diferente com escritórios de advocacia, mas por conta do código de ética alguns cuidados precisam ser tomados. Só é permitido o envio de e-mail marketing com uma autorização prévia do cliente ou do lead, a mesma regra vale para o envio de materiais de divulgação impressos, como panfletos, mala direta, etc.

3. Vincular-se a serviços não jurídicos: é comum advogados associarem seus serviços com empresas ou profissionais de outras áreas, como por exemplo, advogados da área tributária divulgarem seus serviços junto com contadores, e isso parece ser uma ótima ideia, se não fosse proibida pelo código de ética, pois não importa se a outra atividade tem finalidade lucrativa ou não, não é permitido que advogados se associem a outros profissionais para divulgar seus serviços.

4. Divulgar valores: é mais comum do que parece encontrar advogados que divulgam os valores de seus serviços para conquistar novos clientes e chamar a atenção deles, mas essa prática também é proibida, mesmo passando a impressão de transparência entre o escritório e o potencial cliente e aumentando as chances de adquirir uma nova venda. Esse tipo de conduta pode provocar penalidades ao profissional.

Maneiras de captar clientes para escritórios de advocacia

Descobrir a demanda dos atuais clientes, oferecer outros serviços que existem dentro do escritório de advocacia é uma boa solução para advogados que desejam captar mais clientes e vender mais seus serviços, pois dessa forma o esforço é menor e os clientes atuais do escritório confiam nos serviços e as chances de compra é maior.

Ser especialista na área desejada e escrever artigos de alta credibilidade é uma outra maneira de conseguir captar mais clientes, pois as pessoas procuram por bons advogados e que possam confiar seus contratos, dívidas e todas as situações delicadas que são envolvidas em um momento de procurar por um advogado.

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