É comum culpar o mercado, a crise e até mesmo a própria equipe pelo fracasso de sua empresa. Claro que esses problemas existem, mas na maioria dos casos, os maiores erros são os de gestão e eles comprometem muito mais o negócio.

Se você tem uma empresa que não está indo muito bem, pode ser a hora de começar as mudanças, principalmente as atitudes dos gestores ou sócios. Pensando em te ajudar, separamos 4 erros que alguns empresários cometem e como evitá-los, pois, são mais comuns do que se imagina e muitos empresários não sabem que estão errando.

Erros que alguns empresários cometem

• Desconhecer o mercado de atuação: Você já se deparou com alguma situação em que a equipe tem uma ideia revolucionária, fazem um trabalho árduo para obter sucesso, lançam o produto no mercado, mas não vendem?

Existem diversas explicações para isso, o mercado pode estar saturado, o produto pode ser considerado sem funcionalidade, o investimento de marketing foi feito com estratégias erradas, entre outros motivos possíveis e para evitar situações como essa, é necessário conhecer muito bem o mercado em que pretende trabalhar e fazer uma pesquisa profunda sobre a área.

• Não inovar: Tanto o consumidor quanto o mercado estão mudando, hoje em dia existe uma grande busca por novidades, diferente de alguns anos atrás, em que as pessoas investiam em produtos que iriam durar por décadas. Se sua empresa não acompanha essas mudanças ou não dita tendências, dificilmente se manterá no topo.

Ser inovador na forma de divulgar seu produto e lidar com a equipe é uma exigência atualmente. Um ótimo exemplo para seguir são as startups, que revolucionam a área de tecnologia e a maneira como as pessoas vivem, com profissionais inovadores.

Google e Facebook são exemplos que começaram como startups e atualmente são empresas bilionárias, reconhecidas no mundo inteiro.

• Pensar apenas no curto prazo: Alguns empresários preferem investir pouco e mudar as estratégias a cada mês do que esperar por resultados e isso pode comprometer o potencial do negócio por não tomar decisões com uma visão de resultados a longo prazo.

Para a empresa ter vida longa, é necessário que os gestores ou sócios pensem quais ações trarão mais benefícios para os próximos 5 anos ou quais serão as tendências do mercado no futuro. É importante prever alguns cenários, como de crise ou o de sustentabilidade, as inovações dos próximos anos.

• Recusar ajuda: É praticamente impossível encontrar um empresário que reúna todas as habilidades exigidas, por isso é necessário fazer um trabalho em equipe, então esteja sempre disponível para receber sugestões, críticas e elogios, pois são muito importantes para sua evolução como líder e agrupar todas as funções é um dos erros de gestão mais graves.

Pedir ajuda para pessoas da sua equipe é um bom começo, mas contratar consultores e coachs também é uma forma de evoluir para uma boa gestão empresaria, agregando conhecimento e se aperfeiçoando cada vez mais, pois esses profissionais são preparados para te orientar e identificar as melhores ações e ferramentas para seu melhor desempenho.

Fale com um consultor