O planejamento estratégico é um instrumento essencial para que as empresas possam coordenar seu trabalho, otimizar as ações e melhorar seus resultados. Aliado a um bom trabalho de marketing é possível desenvolver um programa de aceleração de vendas que permite desenvolver com eficiência o negócio.

Esse processo consiste em reduzir o tempo em que o cliente passa dentro do ciclo de vendas da empresa, ou seja, desde o momento em que ele toma conhecimento dos produtos ou serviços até o fechamento de um novo negócio. Para isso é necessário recorrer à tecnologia para desenvolver o trabalho.

Neste artigo, separamos algumas ferramentas importantes para a criação de um programa de aceleração de vendas. Quer saber quais são? Então confira nos próximos parágrafos!

1. Inbound marketing e automação

A comunicação digital vem ganhando força a cada ano, afinal, a internet já ocupa uma parte importante na vida das pessoas. Construir uma boa estratégia para redes sociais, manter um blog atualizado com conteúdo de qualidade e saber usar as estratégias de divulgação online — como e-mail marketing —, fazem a diferença.

Além de construir e trabalhar essas estratégias, é importante contar com ferramentas de automação de marketing, que aumentam a eficiência de diversos processos, como o trabalho de e-mail marketing. Sistemas como RD StationHubSpot e MailChimp são eficientes na automação. Já SEMrushCanva e InboundWritter apoiam o marketing.

2. CRM para acompanhar métricas

A melhor forma de desenvolver estratégias de vendas é acompanhar as métricas de desempenho, que forneecm dados valiosos sobre os resultados da sua equipe e do seu sistema de vendas. Com isso, é possível detectar o que precisa ser melhorado e entender como seus processos podem evoluir.

O mercado conta com diversas ferramentas de CRM, como PipedriveSalesforce e HubsPot CRM.

3. Engajamento do público

Quanto mais envolvido o público estiver com a sua marca, maiores as chances de fechar novos negócios. Para isso, é preciso oferecer conteúdo de qualidade e estimular o relacionamento entre a sua persona e a empresa.

Desenvolver esse engajamento passa pela compreensão de quem são as pessoas que compram com você. Isso significa entender os desejos, anseios e o tipo de conteúdo que elas preferem consumir.

Ferramentas como o BuzzSumo ajudam a identificar quais publicações têm melhor resultado nas redes sociais; já o Keyword.io permite descobrir quais são as palavras-chave e termos mais pesquisados; dentre outras ferramentas.

4. Fidelização de clientes

Não é segredo que fidelizar um cliente é mais barato do que conquistar novos compradores. Porém, estimular as pessoas a seguirem comprando com você exige um entendimento amplo sobre o que cativa os consumidores e o que os leva a continuar comprando na sua empresa.

Isso ajuda a melhorar as suas estratégias e desenvolver mecanismos para fidelizar ainda mais clientes. Softwares de Business Intelligence (BI) e CRM são excelentes alternativas para compilar esses dados essenciais para o seu negócio.

Gostou deste artigo sobre aceleração de vendas? Quer melhorar ainda mais as estratégias da sua empresa? Então leia também sobre vendarketing, o processo que alinha vendas e marketing.