Quando se fala de mercado e empreendedorismo, consequentemente, pensamos nas startups e sua participação cada vez maior nesse cenário. Mas, afinal, o que são elas e o que podem ensinar às grandes empresas sobre otimizar processo de vendas?

Startup é um modelo de negócio iniciante e inovador, que tem como características principais ser escalável e repetível. Significa que, com os mesmos processos iniciais e sem altas adições de investimento, tem possibilidade de expandir e gerar lucro em pouco tempo.

Apesar de seu início marcado por um ambiente de incertezas, essas empresas oferecem importantes exemplos de metodologias de gestão e fidelização de clientes que podem ser aplicados nos negócios tradicionais.

Neste post, vamos apresentar quatro dessas lições estratégicas para que você, empreendedor, também possa aplicá-las.

1. Criatividade e inovação

Essas são duas palavras que todos buscam ao desenvolver produtos e serviços, mas, quando elas fazem parte da cultura no ambiente de trabalho, estimulam o autodesenvolvimento de todos. As startups já sabem disso e praticam essa postura acolhedora de talentos e ideias, inserida em um clima descontraído, o que gera motivação entre os funcionários.

No sistema de trabalho realizado por elas, predomina uma estrutura linear, onde, apesar de haver hierarquia, todos trabalham em tom de igualdade e com autonomia para criar e decidir sobre os assuntos que estão sob sua responsabilidade.

Sem a pressão de tantas regras engessadas, presentes nos padrões tradicionais, essas empresas estimulam a criatividade e a manifestação de opiniões. Além disso, se preocupam em identificar o potencial das pessoas para permitir que elas progridam e, com isso, ajudem o negócio a crescer.

2. Aposta em tecnologias

Por se tratarem de estruturas pequenas, a tomada de decisões torna-se mais rápida e ações ganham agilidade nas startups. E elas tiram proveito disso, principalmente no momento de aderir a novas tecnologias que possam aumentar a produtividade e reduzir custos a longo prazo.

Soluções digitais a serviço da segurança de dados e do relacionamento com clientes fazem parte de uma busca constante. Até porque, para inovar, é preciso estar atualizado, melhorar processos o tempo todo e facilitar o cotidiano dos colaboradores para obter sempre melhores resultados.

3. Engajamento dos colaboradores

Uma equipe realmente comprometida com os objetivos não se limita à execução básica de suas atribuições; ela está em constante pesquisa por melhorias e pela solução rápida dos problemas.

Porém, conquistar essa entrega por parte do time depende muito da gestão. São necessárias transparência e comunicação aberta e direta. Os funcionários precisam estar cientes e compartilhar dos valores da empresa, de sua missão e suas metas.

Mais ainda: oferecer clareza nos processos, alinhar expectativas, valorizar iniciativas e celebrar em conjunto são elementos que criam uma atmosfera de envolvimento e empenho espontâneo.

4. Simplicidade no lugar de burocracia

Foco no que é essencial, descentralização, autonomia para o time dentro de cada atividade, eliminação de desperdícios. Essas são algumas premissas utilizadas pelas startups em sua forma de administrar.

Trata-se de uma preocupação permanente em aproveitar o tempo da melhor maneira possível e aperfeiçoar os métodos de trabalho. Isso se faz a partir de observações sobre maneiras de se reinventar e sobre oportunidades de simplificar e trazer velocidade às mudanças necessárias.

As startups são reconhecidas pelo comprometimento com seu público e pela procura incansável por melhorias e inovação. Esse princípio, capaz de gerar forte engajamento, pode ser levado para dentro de empresas de qualquer porte e setor. Aliando isso aos exemplos apresentados anteriormente, teremos uma receita de estrutura de trabalho pensada para conquistar a confiança e a fidelidade dos clientes.

Otimizar processo de vendas de acordo com esses conceitos pode significar um crescimento planejado e estruturado do seu negócio. Portanto, utilize esse modelo de êxito comprovado e melhore o desempenho de suas vendas.

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