Para um escritório de advocacia alcançar o sucesso é necessário que as gestões administrativas e financeiras estejam alinhadas de forma responsável e eficiente. É muito importante que o escritório conte com profissionais qualificados, competentes e comprometidos, mas isso não é tudo, pois é importante dar uma atenção especial para o crescimento do negócio e a colocação no mercado.

Muitos advogados têm dificuldades em lidar com áreas administrativas e financeiras do escritório, ainda mais por não ser sua especialidade, mas é de extrema importância que este controle seja feito, pois os frutos serão colhidos no futuro. Por isso, separamos 5 dicas de gestão financeira que todos os advogados deveriam saber.

Dicas de gestão financeira que todos os advogados deveriam saber

  1. Controlar o fluxo de caixa: Ter um controle dos gastos pode ser muito trabalhoso, pois é necessário conhecer todas as despesas, as mais simples como cafezinho, material de escritório, produtos de limpeza, etc., até as mais complexas como despesas da atuação jurídica. Mas é um controle indispensável e deve ser prioridade para melhorar a gestão financeira do escritório.
  2. Fazer um planejamento financeiro: Esse planejamento deve ser feito a partir do fluxo financeiro para possibilitar a definição de estratégias, pois é um plano com as ações que devem ser tomadas para o crescimento do escritório. Ao fazer um planejamento, é possível cortar gastos e realocar investimentos em outras áreas. É importante lembrar que como em todo planejamento, é importante pensar, executar e avaliar as ações.
  3. Usar um software financeiro: O controle do fluxo de caixa e o planejamento do seu escritório terão uma maior eficiência com a tecnologia a seu favor. Um software realizará as tarefas de controle financeiro com mais facilidade, rapidez e organização, pois possui ferramentas próprias destinadas para essa área.
  4. Ter um pró-labore: Ao abrir um escritório, os sócios pretendem receber mais do que receberiam trabalhando como advogados em outros escritórios, mas é importante que cada sócio tenha seu pró-labore, para não comprometer a saúde financeira do negócio. Com o tempo o valor recebido pelos sócios tende a crescer, assim como as remunerações variáveis e as formas de incentivo.
  5. Contratar um responsável financeiro: Ter uma gestão financeira eficiente não é tarefa fácil, principalmente por essas tarefas não fazerem parte do dia-a-dia de um advogado, então a melhor opção é ter um responsável financeiro e um dia, quem sabe, uma equipe que faça a parte administrativa e financeira do escritório, para que os sócios e advogados tenham tempo suficiente para se dedicar única e exclusivamente à área jurídica.

Usando essas dicas seu escritório terá uma boa gestão financeira, permitirá que você tenha o controle do seu próprio dinheiro e além disso, conseguirá reunir toda a capacidade de pagamentos e recebimentos.

Realizando esse processo, você poderá repensar as estratégias, a rotina dos advogados e sócios, as ações de marketing e desenvolver novas áreas para poder contar com outros serviços e produtos, para colher resultados melhores no futuro.

Se precisar de ajuda, saiba que você pode contar com a Inside para realizar sua gestão financeira de forma eficiente. Converse com um de nossos especialistas para esclarecer suas dúvidas sobre a gestão do seu escritório. Isso irá melhorar seus resultados.

especialista