O controle financeiro é o que mantém uma empresa, por isso, a gestão financeira estabelece a maneira como os objetivos poderão ser atingidos e são fundamentais para todos os tipos de negócio.

Mas algumas PMEs (pequenas e médias empresas) se encontram em uma situação delicada, pois seus gestores têm conhecimento da área em que atuam, mas nem tanto de técnicas administrativas e não sabem a importância da gestão financeira para pequenas empresas.

Ao analisar o problema em empresas assim, Kanitz em 1976 com o “Termômetro de Kanitz” previa que empresas poderiam ir à falência com uma equação básica e por muitas vezes os empreendedores não terem o conhecimento administrativos e os recursos financeiros disponíveis.

Dicas para uma boa gestão financeira

Existem algumas formas para auxiliar gestores no processo de gerenciamento de uma pequena empresa e as mais simples são o fluxo de caixa e orçamento, mas para te ajudar nesse momento, separei algumas dicas para uma boa gestão financeira.

  • Saber o saldo do caixa: Deve existir um controle de entrada e saída do dinheiro do caixa;
  • Saber o valor dos estoques: Os produtos estocados devem ser contabilizados, pois devem ser considerados para precificar a venda e saber os resultados financeiros da empresa;
  • Ter conhecimento das contas a pagar e a receber: Deve haver um planejamento para pagamentos e recebimentos de contas da empresa;
  • Saber o valor das despesas fixas: O valor das despesas deve ser contabilizado, mesmo que rotineiras ou mínimas, pois isso permite que a empresa funcione sem nenhum problema;
  • Saber se a empresa está tendo lucro: É necessário estar envolvido na rotina operacional da empresa, mas também é preciso verificar se o trabalho tem algum retorno financeiro;
  • Calcular o preço e custos de uma venda: O valor da venda deve ser igual ao custo de produzi-la e para isso é preciso calcular o preço da produção;
  • Administrar corretamente o capital de giro: É fundamental ter dinheiro no caixa para pagar compromissos imediatos da empresa e isso acontece para manter uma boa reputação no mercado.
  • Ter um fundo de reserva para demissão de funcionários: Empresas que possuem funcionários podem um dia querer demiti-los e para isso é fundamental manter uma reserva para pagar os direitos trabalhistas;
  • Não gastar mais de 30% do faturamento com a folha de pagamento: Empresas que contratam mais do que podem têm um gasto com a folha de pagamento maior do que 30% do faturamento e muitas vezes não conseguem ter um fundo de reserva para demissões, pagamento de férias e 13º salários e ainda investir no negócio.

O que fazer para uma boa gestão financeira

Fazer uma boa gestão financeira é essencial para seu negócio evoluir e alcançar o sucesso, mas muitas vezes falta tempo para os gestores pensarem em todos esses detalhes e conseguir analisar gastos, saldo do caixa, estoque e tudo mais. Então o mais indicado nesse caso é contratar uma consultoria financeira, que te dará todo o apoio com especialista no assunto para fazer sua empresa crescer.

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