Ter uma empresa é, dentre outras coisas, procurar gerir uma série de áreas que em muitos casos podem parecer completamente distintas, mas que no fundo se complementam e mantém a engrenagem funcionando em perfeitas condições.

Para ajudar a engrenagem de sua empresa a continuar funcionando, nas próximas linhas vamos falar de um ponto que não pode ser ignorado por quem deseja gerir seus negócios de modo eficiente: os indicadores dentro da gestão de negócios.

Uma boa maneira de avaliar o desempenho de diferentes áreas

“O indicador é uma medida, de ordem quantitativa ou qualitativa, dotada de significado particular e utilizada para organizar e captar as informações relevantes dos elementos que compõem o objeto da observação. É um recurso metodológico que informa empiricamente sobre a evolução do aspecto observado” (Ferreira, Cassiolato e Gonzales).

Acompanhar indicadores e fazer levantamentos constantes (tanto com números gerais que mostrem o todo, quanto com números específicos que apontam para cada uma das áreas individualmente), é fundamental para entender como anda a empresa.

A boa gestão de negócios precisa deste panorama geral que apresenta exatamente como a empresa se encontra, mostrando em detalhes como cada área está e apontando para o que precisa ser mantido e para o que precisa ser melhorado.

Uma boa gestão de negócios precisa de indicadores, sempre

De maneira resumida, pode-se dizer que os indicadores servem para:

  • Mensurar resultados e gerir o desempenho
  • Apoiar a análise qualitativa dos resultados obtidos, servindo como alicerce para o processo de tomada decisão e facilitando o planejamento estratégico;
  • Contribuir para a melhoria contínua dos processos organizacionais.

Eles também servem para controlar melhor as áreas em outros sentidos, como por exemplo, no que diz respeito ao quadro de funcionários, já que mostra quais áreas estão mais eficientes e quais estão menos, apontando para a necessidade de redução do quadro ou para o aumento, dependendo da situação.

Por tanto, para quem planeja ter uma gestão de negócios eficiente e capaz de fazer com que a empresa caminhe em harmonia e com todas as suas principais áreas funcionando bem, abrir mão dos indicadores pode significar suicídio empresarial.

Análise de indicadores

Analisar indicadores pode ser excelente para quem deseja fazer de sua gestão de negócios algo capaz de tornar todos os processos internos e externos de uma empresa eficientes e capazes de trazer o retorno desejado sempre que possível. Eles promovem a melhoria natural desses processos, servindo inclusive para que metas sejam estabelecidas dentro de prazos.

É importante ressaltar que indicadores podem ser analisados com recortes que podem ser de dias, semanas, meses e até mesmo de anos, contribuindo para que análises mais criteriosas sejam feitas, servindo de apoio para o planejamento estratégico da empresa e consequentemente contribuindo para o crescimento lucrativo da mesma.

Vale lembrar que “processos” não é o único dos 4 Ps do Mix de marketing influenciado positivamente pela presença e análise de indicadores na gestão de sua empresa. Junto com uma cultura interna de busca e incentivo pela inovação e experiência do usuário, produtos podem ser melhorados e até mesmo criados do zero graças a análise eficiente de indicadores, além do alinhamento produtivo das estratégias de promoção da marca, linha ou produto.

Por tanto, se a sua empresa ainda não possui o hábito da análise de indicadores bem estruturada, saiba como nós, da Inside Business Design, podemos ajudar! Clique aqui e saiba mais.