As crises econômicas normalmente estão relacionadas a queda no faturamento, aumento dos custos, aumento na taxa de desemprego e, por consequência, um resultado menor para os empreendedores e acionistas, se comparado a períodos anteriores. Porém, o que poucos sabem é que as crises são um prato-cheio para algumas empresas que conseguem manter uma estrutura enxuta e eficiente, eliminando os desperdícios de esforço, material e tempo. Essas empresas, portanto, conseguem aproveitar melhor os recursos internos e entregar produtos e serviços com maior qualidade, em um tempo menor e com um valor de venda mais competitivo para os clientes.

Em entrevista para a revista Siderurgia, Marcelo Scharra, consultor Inside, aborda o tema “oportunidades em um mercado em retração” e explica o que as empresas precisam fazer para se preparar para momentos econômicos difíceis, com 4 argumentos de aplicação indispensável em todas suas propostas:

  • Criatividade – para repensar e criar novas alternativas de receita,
  • Coragem – para mudar seus hábitos e a rotina de sua empresa,
  • Energia – para executar as duas anteriores e
  • Compreensão – compreender o cenário e estar emocionalmente estável.

Para conferir a entrevista na íntegra, acesse a versão digital da revista Siderurgia aqui, ou então o blog, aqui.

Quer saber como a Gestão de Inovação pode ajudar sua empresa a atravessar a crise e ainda crescer? Confira este artigo e descubra 2 simples metodologias para incitar a Inovação no dia-a-dia de sua organização!

Fonte: Revista Siderurgia, nº 115, ago/set 2015.