Uma das ferramentas mais importante na gestão de pessoas é a avaliação de desempenho, pois tem o objetivo de avaliar o desempenho da equipe ou de uma pessoa individualmente, assim o gestor da equipe pode analisar o comportamento de um funcionário durante um espaço de tempo determinado.

Ao finalizar uma avaliação de desempenho é possível chegar a um resultado que informa se a postura da equipe ou pessoa analisada está de acordo com as políticas e cultura organizacional. Se o resultado for positivo, o ideal é entender o que fazer para que outros funcionários da empresa sigam o mesmo exemplo, caso contrário, é necessário verificar o motivo desse comportamento, até que ponto a empresa colaborou para isso e como desenvolver esse funcionário para se alinhar com a cultura da empresa.

Como fazer uma avaliação de desempenho

Existem três etapas que devem ser seguidas na hora de fazer uma avaliação de desempenho. A primeira é analisar diariamente o comportamento do colaborador que está sendo avaliado, através desse acompanhamento, analise como é seu relacionamento com a equipe, postura no ambiente de trabalho, comprometimento, limitações e progresso. Lembre-se de fornecer um feedback para o funcionário.

A segunda etapa da avaliação é encontrar problemas para resolver o quanto antes, junto com o colaborador avaliado para conseguir manter a produtividade da empresa. Lembre-se que a melhor maneira para fazer isso não é discutindo, dando broncas ou dispensando as pessoas, mas sim conversando e as motivando para alcançar resultados melhores.

Para fazer a terceira etapa é necessário realizar entrevistas periodicamente, para conseguir avaliar o quanto o funcionário evoluiu e assim tomar as medidas que achar necessárias. É importante ter um termômetro para conseguir entender se é possível uma evolução ou reversão de uma situação inusitada, que está fora do padrão.

A avaliação de desempenho funciona como um raio X da empresa, para os líderes conhecer melhor seus colaboradores e trabalhar melhor com eles. Lembrando que não é indicado ser autoritário no momento da avaliação, nem punir ou dispensar quem apresentar diferenças com a empresa. O objetivo principal é avaliar o que cada colaborador tem de positivo e, dependendo do caso, fazer uma orientação para mudança de postura.

Melhor momento para fazer a avaliação de desempenho

Não existem um momento certo para fazer a avaliação de desempenho, pois pode ser feita sempre que o gestor ou responsável pelo RH achar necessário. O ideal é desenvolver um calendário com os períodos que a avaliação será realizada, pode ser mensal, semestral, o que achar melhor.

Seguindo todas essas etapas seus colaboradores serão muito bem avaliados, por isso, separe um tempo para criar um planejamento e para avaliá-los corretamente. Caso não tenha tempo para fazer isso durante as tarefas do dia-a-dia, o mais indicado é contratar um especialista no assunto.

Fale com um especialista