Gestão de resultados é uma maneira de administrar empresas que desejam priorizar resultados nas ações dos seus profissionais, visando elevar o desempenho da organização em si. Vem sendo bastante discutido no setor público do Brasil, de alguns anos para cá, mas também pode ser aplicado na iniciativa privada.
A primeira vez que o termo apareceu, foi no livro “Practice of Managemente”, 1954 por Peter Drucker, um dos teóricos mais importantes da administração e de acordo com ele, a gestão de resultados consiste em 5 etapas:
- Revisar os objetivos da organização;
- Definir os objetivos dos colaboradores;
- Monitorar o processo;
- Avaliar o desempenho;
- Recompensar.
Vantagens da gestão de resultados para empresas
A gestão de resultados significa definir os objetivos, escolher ações e decisões que serão tomadas de forma participativa, ou seja, é o líder e seus liderados fazendo parte do planejamento estratégico.
Confira como a gestão de resultados pode te ajudar:
- Motiva os colaboradores: Seus colaboradores reconhecem o valor do seu trabalho ao se envolverem no processo de definição e assim se engajam mais com sua empresa;
- Melhora a comunicação: Há uma troca de informação, colaboração e feedbacks entre líderes e liderados, tendo assim uma aproximação entre os mesmos e isso contribui para a harmonia da organização;
- Clareza dos objetivos: Pessoas tendem a ter compromissos maiores com objetivos estabelecidos por si próprios do que com os que são impostos por outras pessoas. E a clareza dos objetivos contribui para a autoestima dos colaboradores;
- Melhora a produtividade: Funcionários motivados, que possuem mais informações, têm seus objetivos bem claros e são mais engajados aumentam sua produtividade, pois produzem mais e com uma qualidade maior.
Como fazer gestão de resultados na minha empresa?
Para aplicar a gestão de resultados na sua empresa, os detalhes sobre a organização, os colaboradores, os processos e o desempenho precisam ser analisados cuidadosamente e com bastante atenção, mas isso demanda algum tempo e conhecimento das técnicas empresariais para ser colocado em prática da melhor maneira possível e de forma eficiente. Para isso, o recomendado é contratar um especialista no assunto, como um consultor ou uma consultoria empresarial.
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