Se você é empreendedor e tem um modelo de negócio implantado, um produto consolidado e presença no mercado, provavelmente se pergunta o que pode fazer para crescer em um momento que precisa reduzir a produção, investimentos e sua maior dúvida no momento é “Como diminuir os custos da minha empresa?”

A redução de gastos pode ser feita sem muitos traumas na sua empresa, basta você ter um entendimento detalhado das despesas, saber a qualidade e eficiência dos processos e se pode automatizar os mesmos por meio de ferramentas de custo baixo ou zero. Esses são alguns exemplos que podem trazer melhorias para seu negócio.

Dicas para diminuir custos

Para te ajudar a diminuir custos e poder fazer sua empresa crescer, separei algumas dicas que serão de extrema importância nesse momento:

  • Deixe as contas em dia: Pode não parecer, mas empresas que não se organizam com as contas acabam gastando mais dinheiro do que deveria em multas e juros por pequenos atrasos em pagamentos. Pague suas contas em dia e negocie descontos ao fazer pagamentos antecipados.
  • Faça um levantamento de gastos: Muitas vezes, quando abrimos uma conta no banco, não vemos todas as cobranças. Então faça um levantamento do que foi gasto, pesquise por outros bancos e negocie melhores tarifas, pelo menos uma vez por ano. Muitas vezes essas ações reduzem os custos pela metade.
  • Renegocie suas dívidas: Se você tem dívidas ou pagamentos pendentes, a melhor solução é negociar um plano de pagamento. Mas com o passar do tempo essa dívida pode ser renegociada para juros menores, por exemplo.

O que fazer para diminuir custos

Se você não tem tempo de analisar esses detalhes, a melhor solução é contratar uma empresa de consultoria para fazer a gestão das suas contas.

Mas você deve se questionar o motivo de contratar uma consultoria se conhece tão bem sua empresa, o que você ainda não sabe é que talvez esteja olhando para a sua empresa de uma forma única e pode perder algumas oportunidades que os consultores irão te mostrar mais detalhadamente com uma visão do lado de fora.

Crescimento Lucrativo