Motivação hoje é, certamente, um dos elementos fundamentais para qualquer organização que tenha grandes ambições. Também já não é mais segredo que a motivação tem um efeito significativo no aumento da produtividade dos funcionários, além de deixá-los mais preparados para os desafios do mercado. Por isso, entender como engajar equipe de vendas é essencial para o melhor rendimento de seu setor de vendas.

Segundo pesquisa realizada pela consultoria de RH Michael Page, 40% dos líderes de empresas entrevistados afirmaram que engajar o funcionário é o melhor caminho para o sucesso da organização.

Conseguir que esse engajamento aconteça, no entanto, não é uma tarefa simples. Uma série de comportamentos corporativos pode precisar de reavaliação e, em alguns casos, é necessária a mudança de toda uma cultura empresarial em prol dos objetivos que a organização espera alcançar ao longo prazo.

Pensando nisso, separamos nesse artigo os principais desafios que a sua empresa pode ter para engajar a equipe de vendas. E também algumas dicas para superar esses desafios, aumentando o engajamento de sua equipe e aumentando os seus resultados significativamente. Confira!

Flexibilidade

Um dos principais fatores que pode contribuir para a desmotivação de uma equipe de vendas é a falta de flexibilidade de seu líder. Ainda que a equipe de vendas seja formada por profissionais altamente qualificados, se eles não unirem as suas forças, se entenderem e trabalharem juntos, todo o seu potencial será desperdiçado.

O líder que não se abre para ouvir os integrantes de sua equipe, que esteja disposto a aprender coisas novas com eles, compartilhando experiências e adquirindo conhecimento a partir do outro é justamente o tipo de líder inflexível que impede que a equipe de vendas atinja o seu verdadeiro potencial.

Um líder flexível deve, acima de tudo, ouvir atentamente a sua equipe. Buscar, junto deles, soluções inovadoras para atingir os resultados esperados, transformando, incrementando e, até mesmo, criando processos de trabalho para aumentar o rendimento de sua equipe, e transmitindo essas melhorias ao restante da organização.

Proatividade

Mais do que todos os profissionais de uma equipe, o seu líder deve ser proativo. A capacidade de prever problemas e buscar, antecipadamente, soluções para essas questões é um fator que aumentará consideravelmente a confiança de uma equipe em seu líder e, consequentemente, irá aumentar o seu engajamento com toda a empresa.

Esperar que os problemas surjam para se preocupar com eles ou, pior, apontar os culpados, é uma das piores características de um líder de equipe de vendas. Esse tipo de postura e comportamento, além de serem péssimos indicadores, podem criar uma cultura errada em sua equipe, que pode começar a agir da mesma forma que seu principal ponto de referência.

Ter uma postura proativa é, além de prever problemas com antecedência e buscar soluções para eles, entender que a empresa funciona como um organismo e que, como tal, todas as áreas devem funcionar perfeitamente para que obtenham o resultado esperado. Na equipe de vendas, é importante acompanhar o seu colaborador até o fechamento da venda, colocando-se como um facilitador durante todo o processo.

Comunicação

Um líder que se comunica com eficiência consegue, rapidamente, fazer com que a sua equipe entenda exatamente qualquer atribuição ou desafio que lhe seja passado. A comunicação do líder com a equipe é fundamental, pois facilita o acompanhamento contínuo de resultados, o desenvolvimento do colaborador, entre diversos outros fatores.

Com um líder incapaz de se comunicar com os integrantes de sua equipe, essa equipe tende a se dispersar, perdendo o foco do verdadeiro objetivo que deve ser alcançado pelo setor. Mais do que isso, a equipe se torna ineficiente, pois deixa de aprender com os seus próprios erros, e pode ficar literalmente parada no tempo.

A comunicação é fundamental desde a montagem da equipe de vendas onde, caso o faça de maneira eficaz, o líder pode entender perfeitamente o que esperar de cada um de seus colaboradores, até o trabalho do dia-a-dia, pois facilita a integração e, principalmente, o gerenciamento próximo das tarefas de cada um dos integrantes da equipe.

Motivação

Já não é mais segredo que uma equipe motivada pode alcançar resultados significantemente maiores. No entanto, pensar que essa motivação é definida unicamente pela satisfação dos funcionários é um erro. A verdadeira motivação acontece quando o colaborador entende que faz parte de algo maior, com papéis definidos e perspectiva de crescimento constante, seja ele financeiro, pessoal ou social.

Por isso, motivar uma equipe é um processo que passa por uma série de variáveis que precisam ser consideradas e levadas a sério para que se possa extrair o máximo de resultados dessa equipe. Por exemplo:

Conheça bem sua equipe

Conhecer a sua equipe permitirá que você elabore estratégias de motivação totalmente focadas neles, aumentando as suas chances de alcançar o sucesso nessas atividades.

Proporcione um ambiente agradável

Em um ambiente agradável, a probabilidade de seus colaboradores se sentirem à vontade para contribuir entre si aumenta consideravelmente.

Estimule um clima colaborativo

Incentive os seus funcionários a se conhecerem, criem um bom relacionamento e, eventualmente, se ajudem em eventuais necessidades.

Crie metas alcançáveis

Estipule objetivos realistas e, sempre que possível, ofereça contrapartidas para quando essa meta for cumprida. Essa atitude incentivará o colaborador a ser mais produtivo e, consequentemente, mais engajado.

Invista em treinamentos

Dê oportunidades para os seus funcionários crescerem profissionalmente. Capacitações e cursos relacionados à área de atuação são ótimas formas de manter o seu vendedor motivado e fazer com que se sinta mais valorizado pela empresa.

Ofereça novas ferramentas

A utilização de recursos tecnológicos pode facilitar muito o trabalho de seus colaboradores, além de aumentarem o rendimento e tornarem a execução de determinados trabalhos mais eficiente.

Evidentemente, não há dúvidas quanto a importância e necessidade de aumentar o engajamento de sua equipe de vendas, para aumentar o seu rendimento e a sua capacidade de gerar resultados para a sua empresa. E isso poderá ser visto claramente quando, depois de aplicar essa nova cultura, for realizada a avaliação de desempenho desses profissionais.

Naturalmente, esse processo leva tempo, e é fundamental a presença de profissionais capacitados para realizar essa transição da melhor maneira possível e, assim, extrair da equipe os melhores resultados possíveis.

Quanto maior for o envolvimento de sua equipe com os objetivos da empresa, maiores as chances de que essa equipe se ajude a alcançar essas metas de maneira colaborativa e saudável. E para que isso aconteça o engajamento de toda a equipe é essencial.

Agora que você já sabe melhor como engajar equipe de vendas, não deixe de ver o nosso artigo falando sobre como ter uma equipe de vendas mais eficiente, e transforme os seus vendedores em verdadeiras máquinas de resultados.

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