Quando uma empresa passa o período de adaptação e se consolida no mercado, ela pode se preocupar menos em sobreviver e focar a energia em maximizar os seus lucros.

É comum, independentemente do porte da empresa, que haja estagnação do crescimento quando estratégias de gerenciamento e marketing não são colocadas em prática. O setor de vendas, como responsável direto pelo faturamento, é primordial para quem quer continuar a escalada empresarial.

Para saber como escalar vendas na sua empresa, preste atenção nessas dicas que vão ajudar você a atingir o seu potencial!

Analise suas vendas

Se você se estabeleceu no mercado, alguma coisa de muito certo foi feita. Seja o timing, a relação com os clientes, a inovação dos serviços/produtos, um preço diferenciado, uma qualidade superior ou todos esses fatores combinados, você é um caso a ser estudado. Então, faça isso!

Usar a intuição é muito bom, pois ela é a nossa capacidade inconsciente de análise em ação. Mas quanto maior a quantidade de informações (tamanho da empresa e tempo de existência), menos ela consegue processar, podendo nos levar a decisões equivocadas.

Compare os dados de venda da sua empresa. Caso apresentem um crescimento linear, provavelmente você se manteve fiel às estratégias utilizadas desde o início e o mercado se manteve estável. Procure desenvolver esse modelo para torná-lo exponencial.

Se houve variações significativas, o que aconteceu nesses períodos? Eles são seu ponto fraco (ou forte, se a variação foi positiva): descubra como controlar esses fatores e sua história será a alavanca para o futuro.

Atente-se ao elemento humano

Alguns produtos são tão bons que quase se vendem sozinhos. Mas não se vendem. Os dois elos mais importantes do comércio são, sem dúvida, o vendedor e o cliente — ainda que potencial.

A primeira etapa do funil de vendas deve ser o marketing direcionado, que é feito por um profissional especializado. Os prospects (indivíduos com interesse de compra alinhado ao produto da empresa) que ele seleciona são confirmados pelo setor de pré-venda e os representantes comerciais entram em contato com aqueles que forem aprovados.

Amplificar modelos bem-sucedidos de evolução de prospects para leads qualificados (com potencial real de compra) e, eventualmente, clientes é como escalar vendas usando o que você já tem, sem nenhum grande investimento.

Observe qual a demografia dos seus clientes e qual a abordagem mais funciona em cada etapa do funil. Passe adiante para o restante da equipe!

Contrate e treine para o sucesso

Outro momento em que a intuição não pode ser o critério principal é o processo seletivo. Talvez a sua primeira impressão ou preferência pessoal não sejam exatamente o que a sua empresa precisa. Investir na contratação direcionada evita problemas internos no futuro, como absenteísmo, pouca motivação e desligamento precoce.

Para traçar o perfil procurado, faça uso das análises anteriores do histórico da empresa e das abordagens de venda mais bem sucedidas. A padronização do processo também ajudará você a criar estatísticas a partir dele e modificá-lo posteriormente, caso esteja insatisfeito com o desempenho dos contratados.

Além de selecionar as pessoas certas, é preciso prepará-las. Autonomia e singularidade podem trazer renovação criativa, mas, se não direcionadas, geram apenas caos.

Dê ênfase ao treinamento para garantir que os novos vendedores atinjam seu pleno potencial no menor tempo possível e para que se alinhem com a cultura da empresa e as estratégias de venda traçadas.

Agora você já sabe como escalar vendas na sua empresa. A teoria é relativamente simples, mas o desafio da prática está nas particularidades de cada empreendimento. Se essas informações lhe ajudaram, entre em contato conosco para saber como podem ser aplicadas ao seu negócio.

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