Há duas maneiras para calcular o preço de um produto: com base nos custos ou fazendo uma análise do mercado e os preços dos concorrentes. Mas qual método é melhor? Os dois, mas adotar o preço de um produto apenas pelo cálculo de seus valores pode fazer com que não fique condizente com o mercado.

Mas também, adotar o preço pelo mercado é um grande erro, se não for feito um cálculo dos custos, o produto pode ser vendido por um valor inferior do necessário para ser pago e isso gera prejuízo para a empresa. Então como precificar produtos da melhor maneira?

Como estabelecer o preço dos meus produtos?

Alguns fatores precisam ser considerados para estabelecer os preços dos seus produtos, pois você precisa saber se está lucrando ou tendo prejuízo com sua venda. Esses fatores são:

  • Custo: envolve os componentes que são necessários para fabricar os produtos, desde matéria-prima até impostos.
  • Concorrentes: é preciso comparar o preço dos produtos dos concorrentes e segundo a dinâmica de mercado, sua concorrência pode te forçar a seguir um preço.
  • Consumidor: leve em conta o que o cliente está disposto a pagar. Pesquise sobre o mercado, cenário econômico e público-alvo, principalmente seus hábitos de consumo e poder aquisitivo.
  • Valor agregado: se seu produto atende as necessidades e desejos dos seus clientes, cria-se um elo entre o consumidor e a marca e isso deve ser valorizado.

Depois de conhecer os custos, concorrentes, seus consumidores e qual o valor agregado da sua marca, você deve usar algumas formas para precificar um produto. A seguir você confere três formas para fazer isso:

  • Mark-up: analisar os custos ligados à produção, distribuição, divulgação e comercialização de seu produto e acrescentar a margem de lucro que se deseja atingir. Esse é um método básico e seguro para definir preços.
  • Preço-teto: a primeira coisa é identificar o maior preço que o mercado está disposto a pagar e depois alguns ajustes necessários são feitos para garantir custos menores e produtividade e lucro maiores.
  • Percepção de valor: levar em conta a impressão que o cliente tem em relação ao valor do produto. Para fazer a avaliação do preço, os consumidores consideram também descontos, prazos, taxas de juros, entre outras coisas. Esta metodologia de precificação é a mais interessante, pois todo esforço feito para gerar valor ao produto é remunerado.

Se você estiver com dificuldade ou dúvidas para realizar os cálculos de preço dos seus produtos, o mais recomendado é procurar algum especialista na área, que possa te dar todo o auxílio necessário e você não sair no prejuízo, como por exemplo uma consultoria empresarial, que te dará todo o suporte para precificar seus produtos e depois disso criar um planejamento, com metas e tudo que você precisar.

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