De forma geral, uma empresa procura os serviços de uma consultoria quando precisa verificar seus pontos de melhoria ou identificar e resolver determinado problema, que não pôde ser solucionado ou identificado por sua equipe interna, por exemplo.

No entanto, como o leque de opções deste serviço é extenso, nem sempre a empresa sabe direcionar e contratar a melhor solução para resolução do seu problema, o que pode trazer prejuízos e retrabalhos desnecessários. Prova disso é a confusão existente entre dois termos, que, apesar de próximos, carregam inúmeras particularidades:  consultoria empresarial e consultoria de venda.

A seguir, você verá as principais vantagens e diferenças de cada um, a fim de auxiliar, da melhor forma, na sua escolha. Confira.

O que uma consultoria empresarial faz?

O primeiro ponto que deve ser analisado quando falamos de consultoria empresarial, é que ela pode ser contratada por empresas de todos os portes. Além disso, é preciso desmistificar a ideia que as pessoas têm de que a consultoria assume e toma as decisões estratégicas da empresa. Na verdade, o seu foco está em dar as ferramentas necessárias para alcançar o objetivo traçado.

Vale ressaltar que o campo de atuação deste tipo de consultoria é bastante amplo. Sendo assim, sua utilização será avaliada de acordo com o estado em que a empresa se encontra e por meio dos resultados que ela espera obter.

Por exemplo, a consultoria empresarial pode ser contratada para auxiliar o setor financeiro, seja para verificar possíveis gargalos que dificultam a execução do trabalho ou para identificar soluções de melhoria a curto, médio e longo prazo. Ela  pode, ainda,  auxiliar o RH no gerenciamento de pessoas, tudo por meio de uma visão macro.

Outro ponto de destaque é que, independentemente da área em que estará em foco, é importante que a empresa atue junto aos consultores, visto que o trabalho, construído de forma gradual, necessita da parceria entre as partes envolvidas, para que se possa alcançar o sucesso esperado.

O que faz uma consultoria de venda?

 A consultoria de venda apresenta alguns processos similares ao da consultoria empresarial. No entanto, neste caso, o foco está exclusivamente na área de vendas.

Este serviço é destinado para aqueles clientes que necessitam revitalizar a forma como apresentam seus produtos e serviços e, em geral, funciona da seguinte forma:

  • em um primeiro momento, o consultor irá realizar o diagnóstico da empresa e identificar os pontos que precisam ser melhorados;
  • com o problema identificado, ele buscará as melhores estratégias para encontrar esta resolução;
  • por fim, otimizará os processos que já estão em uso, para alcançar os resultados alinhados às expectativas do cliente.

Os principais benefícios da contratação da consultoria de venda estão na redução de custo e otimização do tempo, pois com o uso deste profissional, a empresa pode focar em seu core business, ou seja, naquilo que ela faz de melhor, sem a necessidade de realocar a equipe para efetuar estas tarefas.

É importante frisar que este consultor é responsável, apenas, por dar uma direção para a empresa de forma temporária, uma vez que o ideal é que ela consiga incorporar e realizar todos os direcionamentos passados por este profissional.

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