Dominar técnicas de fechamento de vendas é essencial para negociar da melhor forma. Junto a essa habilidade, surgem outras que também são fundamentais, como o conhecimento do produto ou serviço, do mercado e do perfil do cliente.

Quando você e/ou sua equipe de vendas encontra-se devidamente preparada para vender de maneira eficiente, mais rapidamente ganharão a confiança do consumidor, que se sentirá mais confortável em mostrar os problemas que tem que resolver em sua empresa ou em seu cotidiano.

No artigo de hoje, mostraremos algumas estratégias para que você consiga fechar negócios com mais facilidade. Acompanhe abaixo!

Elimine as dúvidas

É comum que o cliente deseje adquirir a melhor oferta do mercado, seja em comodidade, preço, qualidade ou outro ponto que ele considere relevante. Sendo assim, busque eliminar qualquer sinal de dúvida que ele tenha, ajudando-o a perceber o que é mais relevante e expondo os diferenciais do serviço a ser ofertado, com o objetivo de atender suas expectativas.

Transmita credibilidade

Uma das maneiras mais práticas de auxiliar o cliente a tomar a decisão de compra é comprovando os benefícios apresentados durante a negociação, com cases de sucesso e depoimentos de clientes anteriores, ou ainda com a indicação de consumidores que se disponibilizam a divulgar referências quando você precisar. Dessa forma, o futuro cliente sentirá mais confiança em suas palavras — o que já o faz cogitar dar preferência à sua empresa.

Conduza o cliente ao fechamento

É uma técnica bastante apurada que consiste em conduzir a negociação direto para o fechamento. Nesse tipo de diálogo, você deve ter bastante autoconfiança e conhecer cada possível negação do cliente.

Explane, com detalhes, todas as vantagens da solução que você está oferecendo. Simultaneamente a isso, realize perguntas fechadas, como: “Caso feche a compra, quando podemos iniciar os serviços de instalação?” e “Se você optar por essa solução, quantas delas precisará?”

Após conhecer todas as informações, você pode partir para uma proposta mais certeira: “Então, se desejar, podemos iniciar os serviços amanhã, veja a proposta que preparei.” Se tudo for feito com profissionalismo, você estará no caminho correto para o fechamento do negócio.

Mostre as consequências

Nenhuma empresa quer que suas vendas gerem desconforto nos clientes, correto? No entanto, às vezes, é necessário deixar claro quais são os problemas que eles enfrentarão se não contratarem as soluções que você está ofertando. Realize perguntas como: “O que ocorrerá se você não contratar essa solução?” e “Quanto custará para sua empresa se ela esperar mais?”.

Quando a objeção é referente ao preço, uma boa maneira de ajudar o cliente a notar que está realizando um bom negócio é dividir/fracionar o valor do serviço em questão. Assim, divida o valor total em dias do mês, por exemplo: R$ 900,00 mensais equivalem a somente R$ 30 reais por dia.

Utilize o princípio da escassez

Esse é um dos gatilhos mentais mais efetivos. O princípio da escassez consiste em deixar o cliente pensar que ele pode perder a oportunidade de usufruir de um serviço especializado ou que pode ter que aguardar mais tempo para conseguir uma oferta nas mesmas condições.

Essa técnica funciona porque as pessoas geralmente se interessam mais por aquilo que não podem adquirir no momento. Ou por aquilo que dá mais trabalho de conseguir. Você pode usar esse tipo de abordagem para fazer o fechamento de vendas mais rapidamente, porém precisa sempre atentar-se aos prazos e à disponibilidade. Ao dizer que uma oferta só vale até tal data, esse prazo deve ser cumprido, para que o vendedor e a empresa/marca não sejam descredibilizados depois.

Esperamos que as informações ditas ao longo deste post possam ajudá-lo a fazer o fechamento de vendas com mais eficiência. Aproveite essa oportunidade e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, para que seus colegas também possam melhorar suas negociações. Até a próxima!

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