Essa é uma questão que tem atraído o interesse de estudiosos de marketing digital, mas pesando em o que o consumidor considera antes de comprar online a primeira coisa que vem à nossa mente é o posicionamento no Google, que não deixa de ser importante, pois transmite confiança a quem está pesquisando.

Mas de forma geral o consumidor não toma sua decisão baseado em apenas uma consulta, além da facilidade, outros fatores são levados em consideração. Um estudo realizado pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) aponta que para 50% dos consumidores, melhores preços é o que chama a atenção para o comércio eletrônico.

Para 33% das pessoas, uma grande vantagem das compras online é a economia de tempo e para 27% a facilidade para comparar produtos de marcas concorrentes é o mais importante.

O que o consumidor leva em consideração antes de comprar online

Os consumidores levam muitos pontos em consideração antes de comprar algum produto pela internet, confira a baixo alguns fatores que influenciam nessa decisão:

  • Frete grátis: Este benefício está entre os preferidos dos consumidores, o “frete grátis” é um fator decisivo, ou não, na compra online para 74% dos consumidores, de acordo com a pesquisa do Boston Consulting Group. Você pode oferecer esse benefício pelo menos uma vez ao ano, pois essa ação não pode prejudicar suas finanças, por isso deve ser planejada.
  • Facilidade na troca: A consultoria e-Bits publicou uma pesquisa onde 47% dos consumidores disseram que passaram a comprar menos pela internet por conta das complicações nas trocas. Não perca seu cliente por conta disso, deixe claro como funciona o processo com uma política de trocas em seu site em um lugar visível.
  • Avaliação de outros consumidores: Cada vez mais os consumidores procuram informações sobre a qualidade do produto e de acordo com o IBOPE e-commerce mais de 47% procuram informações sobre o produto antes de realizar a compra. Por isso, disponibilize a opção de avaliar o produto e incentive os consumidores a comentarem.
  • Campo de busca: De acordo com a SLISystem, empresa especializada em e-commerce, 34% das pessoas que compram em lojas virtuais utilizam o campo de busca para encontrar produtos e se ele não funciona de forma eficiente a pessoa não irá insistir e irá buscar no site do seu concorrente. Certifique-se que este campo está funcionando corretamente e você pode até implementar um sistema que aparece produtos semelhantes na busca, isso pode aumentar a conversão de vendas.
  • Formas de pagamento: Você aceita diversas formas de pagamento? Se não, você precisa rever seu sistema, pois um estudo feito pela CyberSource Corp mostra que e-commerces que oferecem quatro ou mais meios de pagamento possuem uma taxa de conversão de vendas 12% maior dos que não oferecem. Além disso, também é importante aceitar parcelamentos.

Você pode utilizar vários meios para divulgar seu negócio online, mas se não tomar alguns cuidados específicos a divulgação não trará um resultado satisfatório, pois a pessoa será atingida pelas ações de marketing promovidas, mas na hora da compra a experiência não lhe agrada.

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