De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), educação financeira é um processo para que as pessoas e a sociedade possam compreender melhor os conceitos e produtos financeiros, com informações e orientações claras para elas se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos e desenvolverem os valores e as competências necessárias.

Muitos empresários não têm um controle de suas finanças, acabam fazendo grandes dívidas, não sabem o que fazer para reverter essa situação e nem por que investir em uma consultoria financeira pode ser a melhor opção.

Motivos para contratar uma consultoria financeira

A consultoria financeira contribui para que as pessoas façam escolhas melhores, mais conscientes e gerenciem melhor suas finanças, contribuindo para o bem-estar organizacional e o crescimento do país.

Tornou-se necessária por conta da variedade de produtos financeiros que existem atualmente e as pessoas que não possuem esse conhecimento se preocupam com a tomada de decisões. Veja outros fatores importantes sobre esse serviço:

  • Abertura de um novo negócio. Pessoas ficam inseguras quando o assunto é investir seu dinheiro, por isso é necessário verificar se essa é a melhor opção a ser tomada e se vale a pena investir;
  • Riscos de endividamento. É difícil separar seus gastos pessoais dos gastos da sua empresa, as chances de se endividar são maiores e é necessário renegociar dívidas, alterar o fluxo de caixa, etc.;
  • Alcançar objetivos financeiros. Criar um planejamento financeiro é necessário para definir metas e criar uma estratégia de crescimento.

Como escolher a melhor empresa de consultoria financeira?

Primeiramente, você precisa conhecer a empresa que irá trabalhar com você, conhecer seus clientes, o que eles fazem, já fizeram por eles e se é o serviço mais indicado para o seu caso.

Separamos algumas dicas com serviços importantes que uma consultoria financeira deve fazer por você, pois é necessário entender como isso irá te ajudar com seus objetivos financeiros:

  • Não se endividar;
  • Alcançar objetivos financeiros;
  • Compreender e definir investimentos disponíveis;
  • Colocar em prática o planejamento;
  • Empreender.

As orientações devem ser realizadas diretamente com os profissionais especializados, no caso, consultores financeiros. As vezes as empresas oferecem materiais de apoio, indicam livros ou alguma leitura e passam atividades para serem realizadas durante o tempo de trabalho, sem a presença dos consultores, mas cada caso é um caso e você precisa se identificar com quem irá realizar esse serviço e vice-versa.