Na Grécia antiga foi onde surgiu a figura do mentor, na época era quem assumia a função de pai para ensinar e orientar. Atualmente, o mentor é aquele com grande experiência e vivência em determinado assunto, independentemente da idade.

É muito comum que grandes empresários utilizem coaching ou mentoring para uma evolução em suas carreiras, além disso, muitos deles contratam os mesmos serviços para seus funcionários desenvolverem o corpo gerencial ou diretivo. Mas o mentoring está sendo cada vez mais procurado por pequenos empresários também, que pretendem alcançar o sucesso profissional, mas muitos ainda não sabem qual a importância do mentoring para pequenos empresários.

O que é mentoring

O mentoring é um acompanhamento feito com um profissional que irá te passar experiências, dar feedbacks, falar coisas que você nem sempre quer ouvir, fazer perguntas e comentários, contar histórias passadas e te passar confiança. O mentor pode ser um guru, mas além disso, vai ajudar no seu desenvolvimento, te ajudar a enxergar estrategicamente e corrigir o envolvimento emocional que você pode ter com a sua empresa.

O mentor faz perguntas, mas acima de tudo, ele ensina, entrega conhecimento e fórmulas, com base nas experiências anteriores e vivência maior na área, para o mentorado encontrar soluções e alcançar o sucesso no futuro.

Esse trabalho costuma ter de 10 a 15 encontros, com a duração de até duas horas, cada. Muitas pessoas consideram o mentoring como se fosse uma terapia, mas mesmo sendo uma conversa sobre diversos assuntos, o foco é diferenciado, pois o ambiente criado é de questionamentos e estímulo racional.

A importância do mentoring

O mentor deve usar uma dinâmica de captar experiências e transmitir para seu mentorado, fazendo com que ele se sinta seguro e confortável para seguir em frente de maneira independente, por isso, conversa, provoca e discute, pois está sempre visando seu aceleramento e desenvolvimento, que é visto como uma ótima ferramenta e no mundo corporativo, considerada muito valiosa, pois estimula a criatividade e inovação com muito mais segurança.

Uma pesquisa realizada com mais de 11 mil empresários de 17 países mostra que 93% dos entrevistados gostariam de ter um mentor, pois assim teriam uma grande ajuda e apenas 28% já fizeram um trabalho com esse suporte enquanto empreenderam.

Um dado interessante que a pesquisa mostrou é que o mentoring é essencial para a sobrevivência do negócio. As empresas que possuem mentores têm um tempo de vida maior do que as que não possuem, pois normalmente vivem apenas 5 anos.

Conhecendo a importância do mentoring, é preciso fazer uma análise detalhada para escolher um bom mentor, em que haja empatia e que ele tenha experiência suficiente para transmitir as informações. Lembrando que quanto mais você treina, mais perfeito fica.

Fale com um consultor