Alguma vez a sua empresa deixou de atender um cliente por não ter salvo as informações de contato dele? Já aconteceu de você notar que o relatório comercial está incompleto porque a inserção de alguns negócios fechados não foram feitos? Se você respondeu “sim” a essas duas perguntas, é sinal de que precisa de um CRM. Porém, a dúvida que vem à cabeça de muitos é: como implantar CRM em uma empresa?

Para responder essa e outras perguntas, nos acompanhe neste artigo para fazer a implantação do CRM de forma correta na sua empresa.

O que é uma plataforma CRM?

CRM é a sigla de Customer Relationship Management, ou seja, é uma plataforma voltada para a gestão dos clientes de uma empresa.

Portanto, se você ainda usa uma planilha de Excel para guardar os contatos e históricos dos clientes, é um erro grave. Afinal, basta esse arquivo ser deletado para boa parte do trabalho da sua empresa ir por água abaixo.

Um CRM permite que todas as informações sobre cada cliente fiquem armazenadas no software, assim como o seu histórico de contatos.

Portanto, mesmo que uma pessoa saia da empresa, o contato com o cliente poderá ser continuado por outra pessoa, visto que tudo o que foi conversado e negociado anteriormente estará registrado no CRM.

Quais são as funções de um CRM?

Um CRM pode atender bem o que uma empresa precisa para que o trabalho seja bem executado. Listamos aqui as principais:

  • ligações telefônicas podem ser gravadas. Isso é um facilitador toda vez que for preciso conferir o que foi conversado por telefone com um cliente;
  • e-mails podem ser enviados pelo CRM. Caso uma negociação seja feita por e-mail, o registro e histórico fica todo no software;
  • atendimentos personalizados podem ser feitos. Afinal, há  acesso a todas as informações sobre o cliente, o que é fundamental para aumentar o engajamento com ele, e é bom tanto para a venda quanto para a retenção e, consequentemente, para o aumento do faturamento;
  • relatórios podem ser gerados com facilidade. Uma vez que todas as informações estejam no CRM, bastam alguns cliques para ter um relatório completo da performance da empresa.

Mas, afinal, como implantar CRM?

O primeiro passo para fazer a implantação do CRM é escolher uma empresa especialista para ter sucesso com a ferramenta. Uma vez feito isso, basta trabalhar os seguintes fatores internos:

Definição de estratégia

Qual é o objetivo da sua empresa que a implantação de um CRM pode atender? Uma vez que a estratégia para chegar lá esteja ligada à obtenção da plataforma, o próximo passo é saber qual lhe atenderá melhor.

Escolha da plataforma

O CRM deve atender a sua empresa, e não o contrário. Portanto, trate de escolher a solução que vai de encontro ao que você realmente quer alcançar.

Alinhamento com funcionários

Por fim, deixe os seus colaboradores cientes da nova aquisição. Afinal, o CRM será uma das (principais) ferramentas de trabalho deles. Por isso, trate de explicar a todos que o seu manuseio é essencial. Se necessário, invista em treinamentos para o uso da plataforma.

Siga esses passos de como implantar CRM em sua empresa e tenha certeza de que os resultados serão satisfatórios. E para saber mais à respeito, entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo!