Pense fora da caixa. Esta é a frase que está presente em muitas reuniões de inovação ou solução de problemas que acontecem diariamente no mundo dos negócios. Ela expressa a necessidade de pensar em alternativas e através de caminhos diferentes do que estamos acostumados usualmente, pois já está provado que a rotina e o convívio com certos cenários e situações limitam nossa capacidade de enxergar coisas muitas vezes óbvias – depois que as descobrimos, é claro.

Nosso instinto animal é o de sempre economizar energia e por isso nosso cérebro consegue absorver informações que nos faz tornar o mais mecânico possível nossos movimentos durante o dia. Aqueles que já dirigem há algum tempo podem reparar que não precisamos mais pensar para trocar de marchas, é algo que nosso cérebro assimilou, assim como outras atividades. Diferentemente daqueles que estão no início deste processo e que pensam em cada movimento.

Da mesma forma que os movimentos necessários para dirigir se tornam mecânicos, nossa capacidade de percepção de situações que acontecem nas nossas organizações também. Nos acostumamos a agir e reagir aos estímulos da forma que menos nos consome energia, dai a expressão ‘Zona de Conforto’, ou seja, determinada área em que minhas ações e reações já estão programadas e exigem o mínimo de esforço para executar. Todos nós temos a nossa e assim também acontece com nossas organizações.

Se de um lado nosso instinto animal é o de economizar energia, a mente é estimulada muitas vezes por dia a desejar, e o desejo está sempre baseado naquilo que não temos. Para isso somos convidados a sair de nossa zona de conforto, pois, para conquistar algo que ainda não temos, precisamos nos movimentar e empenhar energia e muitas vezes nos falta, além de estimulo, o principal: a visão de o que fazer para mudar.
Por isso quando estamos diante de um problema ou de uma situação de conflito ou decisão é muito importante que consigamos agregar novos elementos, em geral oferecidos por pessoas que não estão envolvidas diretamente, e que conseguem enxergar alternativas por vezes sem sentido, mas por muitas outras possibilidades inimagináveis para quem está diretamente ligado, trazendo soluções simples para problemas muitas vezes visto por nós como complexos.
Portanto sempre que estiver diante de uma grande decisão, peça para alguém que está fora do aquário lhe ajudar a enxergar a quantidade de água – é sempre mais fácil quando olhamos de fora.

Caso sua empresa ainda esteja com problemas para pensar fora da caixa e gerar inovação em seus negócios, produtos ou serviços, leia este outro artigo e saiba mais sobre métodos de gestão de inovação como Open Innovation e Design thinking. Oferecemos serviços de consultoria em gestão de inovação, unindo conceitos de metodologias consagradas e nossa expertise em consultoria empresarial e mentoring.

– Marcelo Scharra,
especialista em gestão de negócios na Inside Business Design.