“É preciso inovar”, “devemos ser criativos”, “o lance é pensar fora da caixa”. Não é raro encontrar pessoas que dão essas dicas como sendo das mais importantes para impulsionar o faturamento de uma empresa. Mas será que elas estão certas? Pois ao que tudo indica, sim.

Em um mercado cada vez mais competitivo, encontrar meios inovadores e criativos de se vender o peixe pode ser algo decisivo para a sobrevivência de um negócio. Porém, como aumentar suas vendas com criatividade?

É a resposta para essa pergunta que apresentaremos aqui no post. Confira!

Como a criatividade impacta no volume de vendas

Para Lorraine Twohill, vice-presidente da equipe de marketing global do Google, a criatividade é uma ferramenta extremamente importante para se resolver problemas, sejam eles pequenos ou grandes. E não é por menos: saídas inovadoras e criativas costumam seguir por um caminho pouco — ou nada — explorado por uma concorrência que evita determinados tipos de risco.  Esse é um caminho bastante percorrido pelas startups.

No entanto, quem encara esses desafios criativos pode encontrar novas maneiras de se vender novos tipos de produtos ou, até mesmo, oceanos azuis, que é o nome dado para tipos de mercado ainda não explorados (ao contrário dos oceanos vermelhos, que simbolizam aqueles já saturados pela concorrência).

E aí, como dá para imaginar, tudo isso pode ajudar a aumentar significativamente o volume de vendas do seu negócio.

4 dicas essenciais de como aumentar suas vendas com criatividade

Para que o seu volume de vendas tenha retorno com a criatividade é interessante ficar de olho nessas 4 dicas:

1. Procure inspirações em segmentos de mercado diferentes do seu

Muitas das vezes as soluções criativas que a sua empresa necessita podem estar sendo aplicadas em marcas de outros segmentos de mercado bem diferentes do seu. Por isso, é importante sair da famosa “bolha” e ficar atento a como diferentes negócios, de diferentes áreas, encontram saídas para os seus problemas.

2. Tenha sucesso primeiro com o básico

Antes de ser inovador é preciso que você conheça e entenda bem do básico do seu negócio. Só assim será possível entender quais são as brechas existentes para encontrar algum caminho criativo — e até mesmo o risco deste experimento.

3. Não tenha medo de se utilizar do humor

Várias pesquisas indicam que o apelo humorístico, quando bem executado, é capaz de criar um link emocional com o produto ou a marca, fazendo com que o número das vendas aumente.

4. Utilize o design thinking em prol das vendas

Para quem não conhece o termo, Design Thinking é um processo que ajuda na imersão e no entendimento de parâmetros e padrões importantes na criação de projetos de qualidade. Com ele é possível organizar melhor os problemas a serem resolvidos, elaborar soluções, prototipar e desenvolver respostas para eles.

Em resumo: é uma excelente ferramenta criativa para impulsionar de maneira inovadora as suas vendas.

Criatividade não é nada sem uma boa gestão

Por fim, é bom ter em mente que só a inovação ou a criatividade, sozinhas, não resolvem muita coisa. É preciso que ambas estejam interligadas a uma boa gestão, afinal, nos 2 casos existem riscos e desafios que devem ser encarados com cautela para que tragam bons resultados.

Com todas as dicas que apresentamos, agora você já sabe como aumentar suas vendas com criatividade, não é mesmo? Portanto, que tal começar a colocar logo em prática tudo isso no seu negócio? Compartilhe o conteúdo nas redes sociais para que o conteúdo chegue a mais pessoas!