A cada ano, novas ferramentas, estratégias e recursos são desenvolvidos para aumentar a eficiência nos processos de captação de consumidores nas empresas, seja qual for o porte ou segmento de atuação do negócio no mercado.

Considerando esse contexto, no artigo de hoje, abordaremos um assunto que pode ser novidade para muitos empreendedores, mas que tem otimizado os resultados de inúmeros empreendimentos. Continue a leitura para entender o que é vendarketing: o processo que alinha vendas e marketing!

O que é vendarketing?

Como você já deve ter percebido, o termo vendarketing é a união das palavras vendas e marketing e, é claro, a junção dos dois setores por meio do alinhamento de estratégias, métricas, objetivos e processos, visando otimizar a eficiência de prospecção de clientes.

Por mais que este pareça um assunto novo, as empresas que se dedicam às estratégias de marketing de conteúdo têm vantagem na implementação do vendarketing, pois uma tática de atração eficiente não consiste somente atrair a atenção do público, mas em qualificar leads, convertê-los em vendas e fidelizar consumidores.

O alinhamento de vendas e marketing é eficiente?

Você conhece o mapeamento de conteúdo por meio do funil de vendas? Pois bem, ele permite que toda a jornada do cliente seja acompanhada desde o momento em que ele percebe que tem uma necessidade, até a sua decisão de compra. Isso significa que, naturalmente, os departamentos de marketing e vendas são aproximados.

Para se ter uma ideia, as organizações que realizaram estratégias alinhando os departamentos de marketing e vendas, alcançaram um crescimento anual de 20% em suas receitas, enquanto outras empresas tiveram um decaimento de aproximadamente 4% ao ano, segundo uma pesquisa realizada pelo Aberdeen Group.

Qual vantagem o verdarketing pode oferecer à empresa?

Além de proporcionar muito mais agilidade, produtividade e eficiência nas ações de prospecção, há uma notável redução de atritos entre os departamentos de marketing e vendas, já que ambos trabalham juntos em prol dos benefícios do negócio e de uma meta em comum: aumentar os resultados de vendas.

Quais ferramentas são necessárias para integrar o vendarketing na empresa?

Implantação de SLA

De forma resumida, SLA é um acordo entre duas partes: o fornecedor de um determinado serviço e o receptor que se beneficia do mesmo. Nesse caso, o SLA detalha todos os aspectos em relação ao serviço em questão como prazos contratuais, valores envolvidos, índice de qualidade, entre outras características.

O SLA é um grande aliado para os dois setores, pois garante a execução e o acompanhamento de todas as etapas de planejamento. Também conhecido como Acordo de Nível de Serviço, ele é uma ferramenta comumente utilizada por grandes empreendimentos, principalmente no departamento de Call Center, porque ajuda a controlar e garantir a execução dos processos.

Entretanto, essa ferramenta também pode oferecer auxílio para negócios de micro, pequeno ou médio porte, pois, por meio dela, é possível compartilhar todos os direitos e deveres de cada departamento, de forma que todos os envolvidos possam acompanhar, em tempo real, o andamento dos processos.

Basicamente, o SLA atua demonstrando os números que contribuirão de forma direta na redução de atritos, ajudando os setores de marketing e vendas a trabalharem para alcançar seus objetivos. Com base na visualização desses números, ambos os setores terão o mesmo nível de responsabilidade pelo alcance dos resultados.

Sem a implementação do SLA, as possibilidades de ocorrem buracos nos processos dos setores de marketing e vendas é muito maior, gerando uma série de problemas que podem interferir nos resultados finais.

Mensuração de resultados

Como integrar uma estratégia que envolva marketing e vendas de forma eficiente sem considerar métricas para mensurar resultados, não é verdade? Afinal, os dois setores dependem exclusivamente das informações sobre os resultados obtidos em suas ações para otimizar a tomada de decisões.

Ou seja, para implementar o vendarketing na empresa é preciso que a performance das equipes envolvidas seja mensurada em cada etapa do processo, para que seja possível analisar os pontos de oportunidades e falhas, evidenciando a viabilidade financeira e o seu impacto no negócio.

Agora que você já conhece os principais aspectos sobre vendarketing, aproveite para compartilhar este conteúdo com os seus amigos e parentes nas redes sociais!