É normal escutarmos de empresários e consultores que as oportunidades estão em todos os lugares. Mas exatamente onde? Certamente não é fácil, e a verdade é que só descobrimos as boas ideias quando alguém já as colocou em prática em algum produto ou serviço.

Pensando nisso, trouxemos algumas formas de identificar oportunidades para a sua empresa de forma mais ágil. Basta continuar a leitura!

Qual a importância de ficar atento às oportunidades?

Como já dizia Willian Shakespeare, nenhuma oportunidade é perdida, pois alguém sempre vai aproveitar as que você deixou passar. Isso demonstra bem como os empresários precisam estar em relação a novas chances, isto é, sempre atentos ao mundo para não perder boas oportunidades de negócio.

Contudo, é preciso lembrar que essas oportunidades nem sempre batem na nossa porta. Devido a isso, é fundamental estar sempre atento para não deixar possibilidades boas para o seu negócio serem aproveitadas por outras pessoas.

Assim, os empreendedores que desejam alcançar o sucesso em seus negócios precisam saber como identificar se uma chance é realmente boa para ele. Alguns possuem um talento natural. Porém, muitos outros empresários precisam aprender essas táticas de identificação, pois elas deixam sinais e rastros, basta um olhar atento para encontrá-las.

Separamos algumas dicas de como rastrear boas chances para a sua marca, continue lendo para saber!

4 dicas de como identificar oportunidades

São diversos os meios que você pode usar para encontrar novas oportunidades. Contudo, separamos algumas das melhores formas para isso. Veja a seguir:

1. Procure o não consumidor

A melhor forma de descrever essa dica é com um exemplo. Quando a empresa Sony lançou, em 1955, o seu primeiro rádio transistor, ela não procurou atingir o público que comprava rádio de mesa.

Ela procurou conquistar aqueles que não compravam esses produtos e ainda não consumiam muito, os adolescentes. Suas vendas não só cresceram entre os jovens como também ao redor do mundo inteiro.

2. Segmente de maneira diferente

Não tente segmentar o mercado no estilo tradicional, tente realizar isso de forma a alcançar a realidade dos consumidores e o que eles estão querendo. Por exemplo, o ramo de milk-shakes, que se encontrava com o consumo em queda e as pesquisas não mostravam o porquê.

Até que começaram a observar os consumidores e seus comportamentos, esses que tomavam a bebida no café da manhã. Logo, os concorrentes do milk-shake não eram as bebidas semelhantes de outros locais, mas sim os lanches matinais que não espalham sujeiras ou eram mais práticos do que a bebida.

3. Faça questionamentos

Um dos primeiros passos para identificar novas oportunidades é se perguntar: quais são os problemas dos consumidores? O que eles desejam? Como suprir as suas necessidades? Isso inclui tanto questões emocionais e econômicas quanto sociais.

As pessoas buscam comprar o que facilita o seu cotidiano. Assim, estude o comportamento do seu público e não espere que eles digam o que querem. Tente trazer, a partir da realidade dos seus clientes, formas de otimizar o seu cotidiano.

4. Fique atento para as restrições

Preste atenção sempre nos fatores que restringem algum consumo, pois é aí que estarão boas chances de negócio. Falta de dinheiro e tempo são sempre dois fatores de restrição, por isso, sempre vemos empresas que apresentam como benefícios a agilidade e o baixo custo.

Um bom exemplo são consultórios médicos que passaram a atender na metade do tempo que é de costume e não cobram tanto por isso, agilizando os procedimentos médicos de diversos pacientes em relação a uma clínica normal.

Portanto, agora você entende mais a importância de identificar oportunidades de negócio e algumas dicas de como saber reconhecer boas chances de crescer. Gostou do nosso artigo? Então, que tal nos seguir no Facebook e ficar por dentro de conteúdos semelhantes?