O WhatsApp lançou um novo aplicativo que é voltado exclusivamente para empresas, chamado de WhatsApp Business. Essa nova ferramenta possui recursos extras, a fim de ajudar a vida dos empreendedores que desejam atender seus clientes via aparelhos móveis.

Sabendo disso, vamos explicar mais sobre essa novidade e por que utilizá-lo para aumentar suas vendas. Confira!

O que é WhatsApp Business?

Ele é uma versão do WhatsApp comum destinado para negócios, oferecendo ferramentas para organizar, automatizar e avaliar métricas das relações com os seus clientes, de modo a melhorar a comunicação entre as duas partes.

Da mesma forma que o original, esse aplicativo é desenvolvido para celulares Androids, mantendo sua gratuidade na hora do download.

O que o difere do WhatsApp comum?

A versão empresarial em relação com o original possui diversos novos elementos, como conta verificada comercialmente, ferramentas de automatização, classificação de mensagens, agendamento ou métricas de textos, entre outros.

Quando utilizado da forma correta, esse novo recurso pode impactar de maneira positiva a sua organização e segmentação de clientes e contatos. Além disso, esse app é como um resultado de um cruzamento entre o Slack e o WhatsApp, tendo mais características de um mensageiro inteligente.

A sua interface é mais sóbria nessa versão, não possuindo tanto o tom amigável e informal do app normal. Sabendo disso, conheça melhor as vantagens das suas ferramentas e como elas podem te ajudar a conseguir mais vendas.

Como as novas ferramentas podem ajudá-lo?

Existem diversos ambientes que você pode utilizar para o seu marketing ou contato direto com seus consumidores.

Contudo, o WhatsApp é o meio que reúne mais pessoas hoje em dia, e essa nova função aproxima ainda mais você dos seus clientes. Saiba alguns dos elementos que podem te ajudar:

Etiquetas

A fim de facilitar a identificação de mensagem, que cada vez mais se torna uma tarefa difícil, o WhatsApp Business criou a função de etiquetas.

A ideia principal dessa função é utilizar marcadores nas mensagens, como “novo cliente”, “pago”, “pagamento pendente”, entre outros. Também é possível adicionar novas etiquetas: basta abrir uma nova conversa, tocar no menu e escolher a opção referente a novas etiquetas.

Com esse recurso, fica ainda mais fácil conversar com os seus potenciais clientes e saber como elaborar as suas mensagens!

Mensagem de saudação 

Com a opção de saudação, você pode construir uma mensagem pensada de maneira estratégica. Essa etapa é ideal para gerar engajamento, criando autoridade e antecipação da empresa na sua preparação de vendas.

Esse tipo de mensagem é enviado assim que a pessoa entrar em contato pela primeira vez, podendo ser modificado nas suas configurações de mensagens.

Mensagens rápidas

Esse recurso é criado a partir de outras fontes, como do Slack ou apps de mensagem, sendo chamado de mensagem automática.

Configurando na sua opção “atalhos”, você pode criar textos antecipados que serão enviados quando palavras específicas forem citadas. Por exemplo: você pode criar um atalho para a palavra “obrigado”, que vai ter um texto pronto que, ao ser mandado, vai refletir os seus agradecimentos.

Além de mensagens personalizadas, você pode criar textos para períodos em que vai estar ausente ou que apresente os seus serviços.

Perfil

O seu perfil empresarial no WhatsApp Business é algo que você deve escrever com bastante cuidado, pois é o cartão de visitas para os seus potenciais consumidores que chegaram até os seus serviços ou produtos por meio desse canal.

Você pode adicionar informações essenciais, como endereço, e-mail, horários de trabalho, site e segmento do mercado. Basta alterar as suas configurações em opção de perfil.

Agora, você entende como o WhatsApp Business pode ser útil para você e sua empresa. Conhecendo suas ferramentas e benefícios, você tem em mãos o material ideal para aumentar suas vendas. Gostou do nosso post? Então comente o que você achou!