Um mito comum é de que todas as empresas precisam parar de investir em desenvolvimento de novos produtos e serviços, pois a importância da inovação em tempos de crise é enorme e ainda mais necessária. Em tempos difíceis, as pessoas e as empresas buscam soluções inovadoras para seus problemas e isso mostra que as melhores oportunidades aparecem na crise. E acredite, pois, elas realmente aparecem!

Você pode prestar atenção, pois nesses momentos as pessoas comentam mais sobre suas necessidades e se você souber aproveitar esta oportunidade, ficará à frente de seus concorrentes.

Inovação em tempos de crise

Você pode implementar a cultura de inovação no seu negócio e tirar grande proveito disso, então separamos algumas dicas de como você pode fazer isso.

  • Crie um planejamento estratégico: O planejamento estratégico é importante em todos os casos, mas se sua empresa está sendo afetada pela crise sua importância é ainda maior, então separe um tempo para fazer seu planejamento, ele irá direcionar seu negócio para as metas.
  • Incentive novas ideias: Toda inovação começa de uma ideia, então incentive novas ideias dentro da sua empresa, seja por brainstorming, caixa de sugestões, etc. Colete as novas ideias, analise e dê um feedback sobre a ideia para quem fez a sugestão. A pessoas precisam saber que não existe certo ou errado e que elas não serão julgadas.
  • Faça uma análise dos riscos: Um processo inovador envolve alguns riscos, por se tratar de época de crise, os riscos precisam ser analisados mais detalhadamente. Faça testes com seu produto para saber a aceitação dos clientes antes de investir mais tempo e dinheiro.
  • Ouça seu cliente: Para pensar em melhores soluções, você precisa saber quais os problemas do mercado, por conta disso, você precisa ouvir o que seu cliente tem a dizer.

Como inovar em tempos de crise

Tempos de crise não são fáceis, muitos empresários sentem falta de consumidores, por isso é necessário inovar e sair na frente de seus concorrentes, mas para isso você precisa se planejar e fazer acontecer.

Seguindo esses passos, você estará a caminho da inovação. Mas as vezes você e sua equipe não conseguem encontrar um tempo para se dedicar exclusivamente para isso.

Então o mais recomendado é contratar uma empresa especializada no assunto, como uma consultoria empresarial, por exemplo, pois são profissionais especializados no assunto que irão analisar sua empresa em enxergar novas oportunidades para inovar, que com a correria do dia-a-dia ou até mesmo por ter uma visão de dentro você não consiga ver.

Tudo que você precisa saber sobre branding