As pessoas que lerão seu plano de negócios vão desde banqueiros e investidores até seus clientes e cada um possui seu interesse, que certamente são distintos. Conhecendo esses interesses desde o início, você poderá levá-los em conta ao elaborar um plano para um público em especial e assim saberá como ampliar seu público alvo no plano de negócios.

Informações necessárias para ampliar seu público alvo no plano de negócios

Investidores capitalizados ativos recebem muitos planos para examinarem ao longo do ano e normalmente eles possuem a rotina muito agitada. Provavelmente fazem uma rápida análise, mesmo que seu plano desperte um interesse inicial. É de extrema importância chamar a atenção dos investidores, cause a impressão correta rapidamente. Dê ênfase ao sumário, de forma atraente e sucinta e faça uma explicação rápida do conceito do negócio.

Normalmente, banqueiros são mais formais e mais preocupados com o financeiro, então, para eles você poderá oferecer planilhas de balanços e número de fluxo de caixa. Assegure-se que essas informações sejam bem explicativas e ricas em detalhes.

Se você estiver pensando em recorrer a um investidor-anjo, saiba que ele pode não insistir em ver um plano de negócios, mas como empreendedor você deve mostrar para ele, de um jeito ou de outro, mas prepare algo mais informal e busque ser breve.

Já se você quiser tornar-se sócio de uma empresa, certifique-se de que o plano apresentado a um sócio potencial mostre a estrutura de forma abrangente, e ao apresentar as questões de controle e de prestação de contas, seja claro.

Clientes que desejam ler seu plano de negócios provavelmente desejam construir um relacionamento de longo-prazo com a sua empresa. Dedique uma maior profundidade a essas seções, mas seja mais conciso em outras áreas, pois raramente clientes se interessam pelo plano de negócios, portanto você pode criar um “mini-plano” para essas ocasiões.

Fornecedores possuem muitas preocupações assim como seus clientes, mas a diferença é que estão em outra direção, pois eles desejam ter certeza que você tem condições para pagar suas contas, por isso não deixe de incluir relatórios financeiros. Além disso, se você puder mostrar que está crescendo, você estará em uma posição melhor para negociar, pois fornecedores desejam que seus clientes cresçam para aumentar os pedidos. Assim como clientes, eles não costumam passar muito tempo lendo o plano de negócio, portanto faça uma versão mais breve.

Como criar seu plano de negócios para ampliar seu público alvo

Limite as alterações de um plano para outro, mas principalmente não distorça a verdade, como por exemplo apresentar números ao banco e números diferentes a um sócio potencial, enfatize um aspecto da sua operação para fins de apresentação, mas não vincule informações enganosas.

Como fazer a customização do seu plano de negócios exige muita dedicação e tempo disponível, você pode contratar alguém especializado no assunto, pois assim sairá tudo exatamente como tem que ser e as chances de você alcançar seu objetivo aumentam.

5 dicas oara criar uma estratégia empresarial