Como aumentar o lucro da minha empresa? Essa pergunta é muito comum no mundo empresarial, pois são vários fatores que influenciam o sucesso de um negócio. Ter produtos com a margem de lucro correta é importante para o empreendimento ir bem. Essa é uma questão que trará ganhos para a empresa crescer e, se não estiver bem definida, implicará em grandes problemas, como o rendimento dos negócios, por exemplo.

Com o tempo, os custos de compra de produtos, manutenção de funcionários e impostos aumentam e também alguns problemas surgem. Em todos os casos sua empresa precisa lucrar, mas é preciso ter cuidado para não agir de forma errada e perder clientes.

Pensando nisso, preparamos este post para que você saiba exatamente como agir corretamente para sua empresa crescer e ter lucratividade. Então, continue lendo e confira algumas dicas para você conseguir alcançar seus objetivos!

Reduza Custos

Seja em despesas fixas ou variáveis, é possível diminuir os custos e gastar menos. Revise a parte operacional, sempre há algo que, se feito de forma diferente, traz menos gastos. Essa é uma atitude que seus clientes vão gostar, pois não precisa aumentar o valor do seu produto ou serviço.

Inove

Identifique o que você tem de diferente dos seus concorrentes. Ao descobrir você pode investir melhor e atrair mais clientes. Seu diferencial pode ser um produto ou até mesmo um atrativo no seu ponto de venda que vai chamar a atenção do seu público.

Estabeleça a cultura

Definir os valores sob os quais sua empresa trabalhará pode representar um grande aumento nos seus lucros. Estabelecer a cultura do empreendimento garante que você, seus colaboradores e seus clientes estejam alinhados com as expectativas e permite uma melhor gerência do seu negócio para alcançar o sucesso.

Muitas vezes, você não consegue pensar em tudo isso sozinho, pois não são tarefas fáceis. Ainda mais com todo o trabalho que é preciso para desenvolver a empresa. A melhor opção é contratar um especialista para cuidar disso.

Separamos um vídeo do nosso Sócio-Fundador, Marcelo Scharra, para você entender melhor como reduzir custos, aumentar vendas e lucro com consultoria empresarial.

Estruture uma equipe de marketing e vendas na sua empresa

O termo vendas não significa apenas ofertar produtos de qualidade para seus clientes. Você precisa saber quais as reais necessidades dos consumidores e a vinculação do setor de marketing ao de vendas é essencial.

A equipe de marketing de uma empresa é responsável pelo sucesso das vendas. Ou seja, tendo uma boa gestão de marketing, o trabalho fica mais fácil e auxilia o departamento de vendas a alcançar melhores negócios para o empreendimento, oferecendo produtos com custos reduzidos.

A sua equipe de marketing é responsável pelo estudo de mercado, concorrência e público-alvo, visando determinar — junto à equipe de vendas — as melhores formas de comercialização que a sua empresa oferece.

Em relação ao departamento de vendas, ele é responsável pela coordenação de todas as tarefas relacionadas ao setor de vendas. Por meio dele, a empresa alcança os lucros e obtém recursos financeiros para crescer. Além disso, aqui ocorre o planejamento para que sua equipe supere e atinja as metas de mercantilização estipuladas.

Assim, esses dois setores se completam, pois, o marketing proporciona as demandas para que a equipe de vendas gere negócios.

É muito importante, porém, que você capacite seus colaboradores, a fim de ampliar a eficácia dos resultados com variados perfis de consumidores e mercados. Dessa forma, com a equipe preparada, o setor de marketing e vendas se tornará especialista em cada um dos processos, permitindo o conhecimento de todas as etapas de compras, tomadas de decisão, prazos e as necessidades de cada cliente.

Mantenha um bom relacionamento com o cliente

A retenção de clientes é uma estratégia fundamental em qualquer negócio. Ela é bem mais vantajosa e menos custosa que a busca por novos consumidores. No entanto, essa não é a única razão para manter sua fidelidade: reter clientes é uma forma de proporcionar a continuidade do seu negócio.

Vários métodos podem ser utilizados para assegurar que os clientes voltarão a comprar os seus produtos e uma importante técnica, por exemplo, é a implantação do cross selling e do upselling.

Ambos os métodos são voltados para a melhoria da experiência de compra. O cross selling visa fornecer produtos complementares ao consumidor, sem levar em conta se esse processo foi realizado antes ou após a compra.

Por sua vez, o upselling acontece quando uma empresa oferece uma versão atualizada ou com melhores recursos de um determinado produto.

Nas duas práticas, o interessante é que o empreendimento forneça mercadorias que tenham alguma relação com a aquisição feita e que estejam de acordo com o perfil de cada consumidor.

Outra questão importante que auxilia a empresa a aumentar seus lucros é a reciprocidade. Ela impacta diretamente na satisfação de quem consome seus produtos e incentiva a possibilidade dos seus clientes voltarem a adquirir o que sua empresa oferece. Alguns elementos impactam diretamente na recompra:

  • boas surpresas;
  • mercadorias e serviços úteis e com todas as informações a respeito deles;
  • serviços que vão além das expectativas;
  • auxílio proativo, que se encaixa no conceito de onboarding.

É importante salientar que uma experiência agradável dos clientes com sua marca deve ser uma meta do empreendimento para que ela possa ser passada adiante, para outros consumidores.

Agora que você já sabe o que fazer quando se perguntar “como aumentar o lucro da minha empresa”, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de outros assuntos relevantes para o seu negócio!

Crescimento Lucrativo