Quando se trata de sucesso, o nome de uma empresa representa muito, mesmo para uma pequena empresa. O nome correto pode fazer seu negócio ser muito reconhecido, já um nome incorreto pode leva-lo ao fracasso.O ideal é seu nome transmitir a especialidade, o valor e o caráter do seu produto ou serviço.

Alguns especialistas acreditam que os nomes abstratos são melhores, assim podemos criar uma imagem em nossa mente. Já outros acreditam que os nomes devem ser informativos, para o consumidor saber do que se trata só pelo nome. Tem quem pense também que nomes inventados são mais fáceis de memorizar e associar à marca do que nomes com palavras que já existem, mas outros discordam, pois acham que são mais fáceis de esquecer.

Mas qualquer nome pode ser escolhido, você só precisa ter o apoio de uma estratégia de marketing adequada. Existem alguns pontos que você tem que levar em consideração e saber a melhor maneira de como escolher o nome da sua empresa.

Como escolher um bom nome para sua empresa

Escolher um bom nome para o seu negócio pode ser um processo difícil, então em primeiro lugar, você deve decidir o que você deseja comunicar com seu nome, desenvolver um trabalho para identificar sua área de atuação, definir missão, visão, valores.

Quanto mais o nome da sua empresa se comunicar com o seu público-alvo, menos esforço você terá para explicá-lo e atrairá a atenção de mais pessoas.

Escolher um nome pela localidade do negócio pode não ser a melhor opção, seja cidade, bairro, etc, pois se um dia você quiser expandir o significado não terá o mesmo valor para pessoas que moram há quilômetros de distância.

Já nomes descritivos dizem coisas mais concretas sobre a empresa, sobre o que faz, área de atuação ou palavras com que a empresa se identifica, por exemplo. Existem também nomes que são mais abstratos, mas têm um foco em coisas que giram em torno do negócio.

O que fazer para escolher um bom nome para sua empresa

Você também pode considerar a ideia de contratar um especialista para te ajudar, pois existem alguns sistemas que auxiliam na criação de novos nomes e é importante contar com pessoas que lidam com isso e sabem sobre as leis de marcas registradas.

A criação do nome faz parte de uma das etapas do Branding e caso você contrate uma empresa para realizar a criação do seu nome, provavelmente essa empresa criará também outros trabalhos de identidade visual.

Este é um tópico que pode se prolongar por um longo tempo, vai além do que explicamos aqui, pois para criar um bom nome, sua empresa precisa seguir uma linha de marketing e isso envolve muitas outras coisas que estão ligadas ao branding. Se quiser saber mais sobre o assunto, baixe nosso e-book sobre branding.

Branding: tudo que você precisa saber