Advogados passam a vida inteira estudando para lidar com leis e questões jurídicas e na maioria dos casos não são orientados de como cuidar da parte financeira do negócio, que não é nada fácil.Por conta disso, advogados precisam se dedicar em como melhorar as finanças do seu escritório de advocacia, para organizar a gestão e criar um controle financeiro.
É muito importante se manter atento aos detalhes e conhecer os conceitos da administração como por exemplo, fluxo de caixa, utilizar softwares para controles mais precisos, ter um controle de análise de faturas, entre outras tarefas que são consideradas obrigatórias para fazer a gestão financeira do seu escritório.
Dessa forma, será possível garantir que seu negócio tenha informações necessárias para auxiliar na prática jurídica. Caso queira saber mais sobre como melhorar as finanças do seu escritório de advocacia, confira as dicas que separamos.
Dicas de como melhorar as finanças do seu escritório de advocacia
- Controlar os gastos: O primeiro passo para construir a prática de controle financeiro, é preciso saber a quantidade de dinheiro que está entrando e saindo, pois será possível ter o conhecimento de quanto tem na conta do escritório, se está negativa ou não e onde o dinheiro está sendo gasto. É importante ter esse conhecimento para definir onde poderá haver corte de gastos e quais áreas precisam de mais investimentos, etc.
- Fazer um planejamento: Existem muitos advogados no mercado e a cada ano que passa, mais profissionais se formam para exercer essa profissão, então é necessário se destacar e para isso, é preciso fazer um planejamento para seu escritório e esse documento deve envolver o controle de gastos, reservas para urgências, posicionamento do escritório no mercado, entre outras informações que são fundamentais para um bom planejamento estratégico. E com isso, você poderá focar seus investimentos e trabalho.
- Determinar o pró-labore: Normalmente, um escritório de advocacia possui diversos sócios e quando isso acontece, eles costumam fazer retiradas quando precisam de dinheiro, mas isso não é saudável para o negócio e pode desequilibras as finanças, pois com uma retirada, as contas já não irão bater no final do mês e isso atrapalha o planejamento e controle financeiro. Por conta disso, o mais indicado é determinar um pró-labore para cada sócio e assim todos terão um salário definido todos os meses.
- Ter um fundo de caixa: Algumas situações externas podem afastar seus clientes ou diminuir a quantidade de trabalho, pois ninguém está livre de um cenário de dificuldades. Se menos pessoas procuram pelo seu escritório, consequentemente, menos dinheiro entra na conta, mas as despesas continuam aparecendo. Para não passar por apuros, você deve contar com um fundo de caixa para utilizar nas emergências.
Melhores maneiras para melhorar as finanças do seu escritório de advocacia
Existem algumas formas de melhorar as finanças do seu escritório de advocacia, seguindo essas dicas ficará muito mais fácil.
A melhor maneira para coloca-las em prática é reservando um tempo com seus sócios, para definir o que será feito e como será feito para evitar discussões futuras relacionadas ao assunto. É muito importante que essas 4 dicas sejam aplicadas no dia-a-dia e revisadas constantemente para mantê-las atualizadas.
É comum que advogados não tenham tempo para dedicar com finanças, gestão e até mesmo revisão dos processos aplicados. Nesse caso, o melhor a se fazer é contratar uma empresa especializada no assunto que te dará todo o suporte e aplicará da melhor maneira no dia-a-dia do seu escritório.