Não há nada mais terrível do que se sentir perdido em alguma loja, não identificar produtos semelhantes nas gôndolas, não encontrar indicações para o setor que você procura, ficar confuso com a disposição dos produtos, etc.
Quando um consumidor passa por isso, ele não é o único que sai perdendo por não encontrar o que deseja, pois ele deixará de comprar e até mesmo frequentar a loja, então o comerciante também perde. É por isso que organizar o ponto de venda deve ser uma preocupação constante dos lojistas e proprietários de estabelecimentos comerciais.
Ter atenção com a organização não é tarefa exclusiva para empresas grandes, pequenos negócios devem tomar até mais cuidado com a apresentação, pois espaços menores tendem a ser mais difíceis de manter em ordem. Por isso separamos dicas de como organizar o ponto de venda para te ajudar a conquistar a atenção do seu público e manter uma boa imagem.
Como organizar seu ponto de venda
Organize a fachada
Procure olhar para a fachada do seu ponto de venda e identificar se tem algo a impedindo de aparecer e busque soluções para mudar essa situação, até mesmo se em frente ao seu negócio tiver um poste, uma árvore ou algo que não pode ser retirado. Então, utilize pinturas e acabamentos novos para o público notar sua presença, tenha uma vitrine bonita e chamativa, abuse da iluminação, entre outras coisas para deixar sua fachada encantadora, mas lembre-se que menos é mais e você deve passar a mensagem certa.
Tenha cuidado com a organização dos produtos
Os setores de sua loja devem ser sinalizados e separados por categorias, assim como as gôndolas. Você pode fazer uma associação de produtos para induzir a compra. Assim, se você tem uma seção de massas, por exemplo, coloque os complementos da refeição por perto, como molho, queijo ralado, etc. Isso fará com que o cliente encontre facilmente tudo aquilo que ele precisa para a atividade que realizará.
Analise o trajeto do cliente
Quais os produtos que seu cliente deve ver primeiro? Por onde ele deve caminhar? Deixe as gôndolas organizadas com uma boa sinalização para auxiliar no fluxo e isso não é apenas para induzir a compra, mas também auxiliar seu cliente para um trajeto descomplicado. Afinal, as pessoas buscam por agilidade ao fazer compras, pois o dia a dia contemporâneo é sempre muito agitado.
Evite a poluição visual
Certamente você quer chamar a atenção para tudo, mas visualmente isso não é possível. Crie ambientações, com um clima harmônico, sempre mantendo uma comunicação atrativa, mas sem exagerar. Se você misturar muitos elementos visuais, certamente poderá cair em um conceito de cafona ou brega, gerando uma percepção negativa do seu público.
Tenha prioridades
Se você sabe quais seus apelos mais fortes, explore-os de forma correta no seu ponto de venda. Geralmente os produtos que têm maior saída devem ocupar um espaço maior, pois são os que mais estão atraindo o público. Então, se um produto representa 30% das suas vendas, ele deve ocupar cerca de 30% da área de exposição.
Posicione os produtos estrategicamente
Os seus produtos precisam ser dispostos nas prateleiras de forma estratégica. Em um supermercado, por exemplo, os produtos destinados para crianças não podem ficar armazenados em prateleiras altas, em que os pequenos não alcancem ou visualizem. O ideal, portanto, é sempre fazer pesquisas para saber como o posicionamento dos produtos pode ser feito de forma estratégica para agradar o seu público.
Adote a metodologia da psicologia das cores
A psicologia das cores é uma técnica muito utilizada no meio publicitário, que prega a ideia de que o cérebro humano reage de diferentes maneiras quando exposto a determinadas cores. Assim sendo, o vermelho e o amarelo têm o poder de despertar a fome, enquanto o azul-claro e o verde passam uma sensação de limpeza e pureza etc. Organizar as seções da sua loja com placas e avisos personalizados de acordo com as práticas e pressupostos da psicologia das cores, portanto, pode ser uma excelente ideia.
Utilize banners promocionais
Para chamar a atenção de seus clientes para promoções na loja, pode-se utilizar os banners promocionais dispostos estrategicamente. Deve-se colocá-los não apenas na entrada, mas também em locais da loja que fiquem bastante visíveis ao cliente, de modo a chamar a sua atenção e despertar o interesse em adquirir o produto que está sendo ofertado.
Utilize a gôndola direita para produtos com mais giro
É comum que as pessoas andem da direita para a esquerda e isso ocorre pelo fato de esse ser o sentido padrão do movimento humano. Assim sendo, para facilitar que os produtos com mais giro sejam vistos mais facilmente, posicioná-los nas gôndolas do lado direito do corredor é uma excelente opção.
Mantenha os preços organizados
Todos os produtos devem ser precificados com pequenas etiquetas coladas na própria embalagem, mas também em pequenas plaquinhas dispostas nas prateleiras. Isso fará com que o consumidor observe os valores e veja qual deles pretende adquirir.
Ainda sobre preços, uma técnica interessante é trabalhar com valores quebrados, utilizando valores como R$ 1,99, por exemplo. O cérebro humano tende a olhar apenas o número na frente da vírgula, de modo que é mais fácil o cliente adquirir um produto de R$ 1,99 do que de R$ 2,00, por exemplo.
Organize as promoções corretamente
Os produtos em promoção devem ser organizados de modo que despertem atenção em relação aos demais. Sendo assim, recomenda-se que eles sejam dispostos em locais diferenciados, mas mantendo o cuidado para que eles não atrapalhem o fluxo de movimento da loja.
A partir da realização de algumas mudanças, será possível notar um resultado positivo em seu ponto de venda. Colocando essas dicas em prática, seu cliente se sentirá mais à vontade e vai querer voltar diversas vezes ao seu negócio. Essa é uma vantagem para ambos os lados, não é mesmo?
Tudo pronto para organizar o ponto de venda da sua loja e aumentar a sua lucratividade? Que tal então curtir a nossa página no Facebook? Lá você encontra diversas informações que podem ser úteis para o seu negócio!