Para qualquer empresa crescer, é necessária uma boa gestão que tenha redução de custos e bons investimentos. Um dos motivos para o fechamento prematuro das empresas é a falta de gestão básica, de acordo com o Sebrae e você não quer fazer parte dessa estatística, certo? Por isso separei algumas dicas para redução de custos nas empresas para te ajudar nesse momento.

Conscientização com o uso de água e energia elétrica são boas práticas que podem reduzir os gastos na sua empresa e ter uma planilha para auxiliar nesse controle pode ser uma boa opção, pois empresários perdem dinheiro mensalmente por falta de controle dos custos operacionais.

4 dicas para reduzir custos na sua empresa

Resumi algumas despesas que você pode evitar ou pelo menos prestar mais atenção para evitar exageros, que ajudarão bastante na redução de custos da sua empresa.

  • Impressão: Esse gasto pode parecer irrelevante para gestores e funcionários que desconhecem os reais custos operacionais, mas muitas empresas costumam perder dinheiro por conta disso. O recomendado é desenvolver uma política de conscientização ambiental para ser impresso somente o necessário e utilizar os dois lados da folha;
  • Contratar e demitir funcionários: Sua empresa deve ficar consciente ao contratar ou demitir funcionários, pois isso gera custo, desde a adaptação do novo funcionário com treinamentos e tudo mais, até os direitos trabalhistas. A melhor opção pode ser contratar uma empresa terceirizada para alguns serviços;
  • Estoque: É muito comum encontrar estoques com larga escala de produtos com baixa rotatividade. Para resolver isso, o setor de compras da sua empresa precisa estar sempre atento às necessidades do mercado e quais produtos sua empresa mais vende;
  • Impostos: Todos sabem que as taxas, impostos e tributos pagos pelas empresas brasileiras são altas e muitas empresas pagam além do necessário por um regime de tributação inadequado para o seu negócio. Nesse caso, a melhor opção é contratar uma consultoria especializada antes de tomar alguma decisão.

O que fazer para reduzir custos

É muito importante fazer uma análise de custos e definir metas de redução, mas em alguns momentos não sobra tempo para pensar em tudo isso, pois com tantas coisas para fazer você não pode parar e a cultura de redução de custos é cada vez mais importante nas empresas.

Então o mais indicado é contratar uma consultoria empresarial, pois os consultores te auxiliarão em todas essas etapas, desde a contratação de funcionário até a redução de impostos e tributos, para você não precisar se preocupar com nada.

5 dicas oara criar uma estratégia empresarial