Não faltam ideias para as empresas e elas não deixam de inovar por isso, pois existem um excesso, o que pode não existir é um problema ou oportunidade e sem que eles existam, as ideias não servem como inovação para empresas. A inovação é uma prática de ideias que gerem resultados e ganhos financeiros. A ideia é uma etapa do processo de inovar, antes disso devem ser claros os motivos e as aplicações.

A cultura de inovação deve ser adequada para cada empresa e isso consiste em diferentes fatores como estratégias, ambientes, processos, competências e aspectos comportamentais. Assim como todos desafios, deve-se segmentar e priorizar a abordagem.

Dicas de inovação para empresas

A cultura da inovação deve se estabelecer em processos alinhados, focados e contínuos, tentando atingir um problema ou objetivo. E não existem fórmulas para inovar, mas separei algumas dicas para te ajudar a se inspirar nesse processo.

  • Identificação de problemas e oportunidades: Nessa etapa a melhor opção é que seja responsabilidade dos sócios ou gestores. Quais problemas afligem sua empresa e podem ser resolvidos com inovação? Quais oportunidades podem ser criadas para sua empresa se antecipar no mercado?
  • Entenda os problemas e oportunidades: Após identificar os problemas e as oportunidades, entenda-os e é recomendado uma pesquisa elaborada para isso. Como as pessoas agem com a situação? Existem outras soluções para esse problema? Qual?
  • Trocar ideias sobre os problemas e as oportunidades: Converse sobre a problemática, as circunstâncias e alternativas.
  • Ideação: Após entender as questões é hora de gerar ideias, existem várias técnicas para isso como brainstorming, design thinking, associação de ideias, tudo que possa te trazer o maior número de ideias, sem restrições.
  • Agrupar ideias: É preciso deixar as ideias descansarem e depois voltar a elas para reduzir e ajustar para poder virar uma proposta de projeto e irá para aprovação depois disso.
  • Desenvolvimento de ideias: Os conceitos devem ser elaborados utilizando métodos de gestão. A fase da criatividade já passou e agora vem a transformação de ideias em algo que possa ser aplicado.

Como ter ideias de inovação para empresas

Como falado anteriormente, ter uma ideia é algo bem simples, qualquer pessoa pode pensar em alguma coisa e ter uma ideia brilhante, a questão é se ela se aplica no dia-a-dia da sua empresa, por isso deve ser identificado um problema ou uma oportunidade e isso não é tarefa fácil de se fazer e nem todos têm essa facilidade.

Nesse caso, para inovar a sua empresa, o mais indicado é pedir ajuda de alguém com mais experiência na área de gestão e que poderá te auxiliar na identificação dos problemas a serem resolvidos e percorrer esse caminho que precisa ser traçado para conseguir concluir todas as etapas.

Branding: tudo que você precisa saber