Por todo o mundo, executivos se preocupam em aumentar a lucratividade, eficiência, reduzir o turnover, atrair novos talentos e gerar valor. CEOs também têm uma certa apatia quando o assunto é lucratividade e muitos deles não sabem o que é crescimento lucrativo.
O crescimento lucrativo é a chave para o sucesso das organizações, é conseguir lucratividade com crescimento e não há como falar de um sem falar do outro. Muitas vezes o maior desafio no mundo dos negócios é converter ideias em ação. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de obter um crescimento consistente de receitas.
Maneiras para alcançar o crescimento lucrativo
Não existe uma receita de como alcançar o crescimento lucrativo, mas algumas técnicas como entender a mudança do comportamento do consumidor, reformular ações de marketing, se atentar às mudanças de direção dos seus clientes e descobrir nichos de mercado podem ajudar.
O desenvolvimento de novos produtos ou até mesmo o relançamento de um produto antigo, que já fez algum sucesso no passado, pode ser uma boa estratégia. Encontrar um nicho e oferecer produtos para aquele nicho é uma maneira simples e eficiente para o crescimento lucrativo.
Veja as partes do seu negócio que podem criar projetos mais simples para o aumento das receitas:
- Equipe de vendas;
- Ajudar seu cliente crescer;
- Segmentação das necessidades dos clientes;
- Precificação;
- Posicionamento e, quando necessário, reposicionamento do negócio;
- Marketing downstream;
- Satisfação do cliente;
- Operação de logística e entrega;
- Produção;
- Finanças;
- Faturamento;
- Jurídico;
- Tecnologia da informação;
- Recursos humanos.
Há empresas que já trabalham com foco no crescimento lucrativo da receita, algumas delas são Apple, Netflix, Google e as chamadas empresas da nova era, que são justamente as mais antenadas às mudanças no comportamento do consumidor. É sempre o cliente que dá o tom, que faz a empresa se adaptar e oferecer melhores produtos ou serviços.
Mudar o rumo dos negócios em favor do crescimento lucrativo é a ação mais inteligente que a empresa pode desenvolver, mesmo as mais antigas. Há maneiras de se reinventar tanto com novos produtos quanto com produtos antigos e observação do movimento dos clientes.
O crescimento é um objetivo nebuloso na agenda das pessoas e é comprovadamente difícil de alcançar. Muitos gestores não têm tempo para pensar em todos os detalhes, realizar um planejamento e colocar em prática as ações para crescer e lucrar ainda mais. E para isso, a melhor opção é contratar uma empresa especializada no assunto, uma empresa de consultoria por exemplo, pois são pessoas com entendimento do assunto, experiência na área e focam seu tempo exclusivamente no resultado.
Artigo baseado no livro Crescimento Lucrativo 10 Ferramentas práticas para o aumento sustentável dos resultados de Ram Charan.