O que todos empresários, incluindo os advogados, desejam é conquistar mais clientes, controlar melhor o financeiro, melhorar a qualidade dos serviços e incentivar os colaboradores para conseguir resultados mais eficientes, mas a maioria não faz a mínima ideia de como começar, principalmente sem uma introdução nos princípios de gestão.

Você sabe que algo precisa ser feito para melhorar, mas não sabe muito bem o que fazer e isso pode ser um sinal que você precisa elaborar estratégias melhores, pois as atuais não estão bem organizadas. Uma estratégia bem definida prioriza ações e mecanismos que resultam em resultados melhores.

Definir seus objetivos e prioridades, fazer uma gestão mais eficiente dos recursos, criar um plano de ação e atualizá-lo com frequência são alguns passos para a criação de uma boa estratégia. Neste artigo, separamos as melhores maneiras para fazer um planejamento estratégico para escritórios de advocacia.

Dicas para criar um planejamento estratégico para escritórios de advocacia

1. Faça uma análise SWOT: Antes de começar a esquematizar seu planejamento estratégico, você deve conhecer melhor sobre seu escritório, os concorrentes e o mercado, para avaliar os fatores que podem ir contra você ou a seu favor, para assim conseguir alcançar resultados mais expressivos. Portanto, faça uma reunião com a sua equipe para fazer a análise SWOT e identifiquem as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do seu escritório.

2. Liste os problemas: Depois de fazer a análise SWOT e identificar os pontos positivos e negativos do seu escritório e do mercado, liste junto com a sua equipe todos os problemas que existam dentro de cada área-chave, por menores que sejam, pois eles precisam de solução. Caso você desconheça o que são as áreas-chave do seu escritório, segue uma lista como exemplo:

  • Controle financeiro;
  • Gestão de pessoas;
  • Marketing;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Comunicação interna;

3. Priorize as soluções: Agora que você já listou todos os problemas, precisa solucioná-los, mas será impossível fazer tudo de uma vez só, então priorize as soluções que são mais urgentes. Escolha os problemas que mais impactam negativamente o seu escritório e liste tudo que deverá ser feito para encontrar a solução o mais rápido possível. Por exemplo: O controle financeiro é o que precisa de soluções urgentes, então você irá criar uma lista com todas as tarefas que precisam ser feitas para melhorar. Faça o mesmo com todas as áreas.

4. Crie metas SMART: Depois de listar seus problemas e organizá-los por prioridade, você precisa definir suas metas, pois assim você saberá quais objetivos deve perseguir para alcançar o resultado desejado. Mas não é muito assertivo definir metas sem nenhuma base, por isso, uma técnica muito utilizada é a SMART, que traz maior clareza para definir as tarefas e significa Specific (específico) , Measurable (mensurável), Attainable (atingível), Realistic (realista) e Time-bound (temporizável).

5. Faça um mapa estratégico: Criando um mapa estratégico você terá uma visão global de ações que precisa desenvolver para alcançar seus resultados e também poderá enxergar conexões existentes entre as áreas estratégicas. Dessa forma, perceberá que uma única ação poderá trazer bons resultados para outras áreas estratégicas diferentes. Esse mapa pode ser criado em uma planilha de Excel, uma lista no Word ou qualquer editor de texto, o que importa é ter a visão do todo.

Após realizar todas essas tarefas, não deixe de acompanhá-las, pois é muito importante saber se algo feito no seu planejamento não deu certo e se houver um acompanhamento você terá tempo de reparar o problema, pois é preciso agir rápido.

Melhores maneiras de criar um planejamento estratégico para escritórios de advocacia

Ao finalizar este artigo, você já tem noções básicas de como elaborar uma estratégia para seu escritório de advocacia e pode perceber que é necessário muito tempo dedicado, pois se não houver total envolvimento dos sócios e responsáveis pela gestão do escritório, muitas coisas essenciais podem ficar por fazer.

Uma maneira de resolver esse problema é contratando um funcionário que se dedique exclusivamente para isso e passe as informações para os sócios em reuniões quinzenais ou mensais, mas o custo para isso seria muito elevado e depois de um tempo o funcionário ficaria apenas acompanhando os resultados.

Outra opção é contratar um consultor ou empresa de consultoria externa para realizar o trabalho, além de não ter nenhum envolvimento com a empresa, os profissionais estão acostumados com todo o tipo de desafio e poderão aplicar as melhores técnicas dentro da sua empresa.

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