Sobreviver no cenário atual de nossa economia pode ser algo, no mínimo, desafiador. Com a alta taxa de desemprego, juros exorbitantes, dólar alcançando patamares históricos e o poder de compra do consumidor cada vez menor, a realidade em que vivemos nos mostra que, como nunca antes, toda e qualquer vantagem competitiva é bem-vinda. Cada vez mais as empresas precisam ter em mente, de maneira clara, quais são seus objetivos e quais estratégias deverão colocar em prática para alcançá-los, até mesmo para conseguir contornar situações difíceis, como é o caso que enfrentamos atualmente. Para isso, é indispensável o desenvolvimento de um Planejamento Estratégico (P.E.).
O que é Planejamento Estratégico?
Chamamos de planejamento estratégico o resultado do processo de reflexão pelo qual a empresa se mobiliza para pensar, definir e compartilhar o caminho que quer seguir, além de estabelecer detalhes e desdobrar metas. Desenvolver planos de ação a serem conhecidos e buscados por todos os colaboradores, de todos níveis organizacionais, é fundamental para o sucesso do planejamento.
A execução deste plano de metas e a busca em atingi-las, somado ao envolvimento e comprometimento de todos colaboradores, é essencial para o sucesso do planejamento, fortalecimento da vantagem competitiva e prosperidade da organização.
Lembre-se que, resumidamente, um planejamento estratégico busca responder as seguintes questões:
- Onde estamos (todos têm consciência do momento em que a empresa está)?
- Para onde queremos ir (todos conhecem claramente quais objetivos estão sendo buscados)?
- Como chegar lá (quais caminhos devemos percorrer para contribuir com o atingimento desses objetivos)?
Quais são as vantagens de se ter um planejamento estratégico?
As empresas que optam por adotar uma gestão estratégica estão continuamente reavaliando suas oportunidades, baseada no mercado, para criar valor para a organização e ampliar sua vantagem competitiva. Dentre as suas principais vantagens, frisamos que o P.E. pode ser útil para:
- Promover o alinhamento de expectativas entre sócios e diretores;
- Impedir o desperdício de dinheiro e recursos valiosos;
- Agilizar o processo decisório e de delegação;
- Instigar o engajamento e comprometimento entre os colaboradores;
- Maximizar a geração de valor;
- Desenvolver o pensamento estratégico nas pessoas que ocupam função gerencial;
- Proporcionar um instrumento eficaz de Governança Corporativa;
- Beneficiar a empresa pela vantagem da visão externa;
Quando fazer o planejamento estratégico?
Embora não exista uma época específica no período de existência da empresa, para o desenvolvimento de um planejamento estratégico, é fácil compreender que quanto antes, melhor.
A ocorrência de alguns fatos pode desencadear a necessidade imediata do desenvolvimento do mesmo, como por exemplo o surgimento de um novo produto no mercado, o acirramento da concorrência perante seu público-alvo, a mudança de comportamento no mercado, problemas com fornecedores, perda de participação de mercado entre tantos outros. Além disso, a implementação de uma sistemática baseada em um planejamento estratégico garante a execução de uma gestão estratégica em sua empresa, praticando métodos de desdobramento de objetivos e metas e, com certeza, promovendo uma vantagem real e tangível em relação à concorrência.
Quem deve fazer o planejamento estratégico?
De maneira resumida e direto ao ponto: você. Qualquer organização que se importa com o sucesso de seu futuro deve fazer o uso do Planejamento Estratégico, sem se importar com o porte da mesma, setor, público-alvo, número de funcionários ou modelo de negócios.
O planejamento estratégico é o que fornece ao empreendedor metas e passos para alcançar seus objetivos, alinhando expectativas e garantindo maior eficiência e assertividade nas ações de sócios e colaboradores. Abrir mão do planejamento estratégico é o mesmo que ficar à mercê da sorte, vítima das circunstâncias e peculiaridades do mercado.
A visão externa e o planejamento estratégico
Nem sempre é fácil começar uma estratégia do zero ou aprimorar a que já existe. São tantas as ações e recursos que podem ser utilizados que ficamos perdidos e perguntamos: o que fazer agora?
Pois bem… é sempre mais fácil enxergar a água quando se está do lado de fora do aquário, não é?
“Pensar fora da caixa”. Esta é a frase que está presente em muitas reuniões de solução de problemas que acontecem diariamente no mundo dos negócios. Ela expressa a necessidade de pensar em alternativas e através de caminhos diferentes do que estamos acostumados usualmente, pois já está provado que a rotina e o convívio com certos cenários e situações limitam nossa capacidade de enxergar coisas muitas vezes óbvias – depois que as descobrimos, é claro.
Pensando nisso, gravamos um curto vídeo explicativo, que irá te ajudar a refletir sobre suas estratégias, processos internos e o quão benéfico seria poder contar com a visão externa de especialistas para o sucesso e prosperidade de seu negócio!