O plano de negócios é um documento com a descrição dos objetivos e metas da sua empresa e o que deve ser feito para que esses objetivos sejam alcançados, pois assim diminui as incertezas do empreendedor ou gestor e dos investidores.

Nele deve constar se as ações serão classificadas em curto, médio e longo prazo e com isso você saberá quando atualizar o plano de negócios, assim como no planejamento estratégico.

Por que atualizar o plano de negócios?

Em algum momento o seu plano de negócios existente precisa ser atualizado, pois uma hora ele fica ultrapassado, com informações antigas e tudo mais. Então confira a seguir quando e porque atualizar plano de negócios da sua empresa.

  • Mudanças no mercado: A economia não é constante, um país ou até mesmo determinada região, estão sujeitos a mudanças como variação no câmbio, inflação, taxa de juros, crescimento ou retração, etc. Esses fatores influenciam nos resultados e as informações do seu planejamento podem ficar desatualizadas.
  • Alterações nas premissas: O que são premissas? São tudo que é considerado verdade no seu planejamento, como objetivos, projeções, estimativas. São o que norteiam o responsável pelo planejamento na sua execução, principalmente em finanças. Então, se for necessário fazer um investimento maior do que o previsto no plano de negócios, ele deverá ser atualizado.
  • Investidores: Se a empresa precisar de novos investidores, o plano deve ser atualizado, pois para ter uma apresentação transparente, as informações devem ser atualizadas e revisada. Para não perder um bom investimento por incoerência durante as negociações.
  • Atualizações semestrais: O mais indicado é que seu plano de negócios seja revisado a cada semestre, mesmo se não houver mudanças nas variáveis externas e internas, pois assim é possível atualizar o documento com novos fatos que surgem durante o período e pode ser feita uma comparação de resultados e se estão de acordo com o planejado.

Melhor maneira de atualizar o plano de negócios

Sempre que precisar fazer alterações que possam ter os resultados impactados e fora do planejamento inicial, é necessário rever o plano de negócios, pois a realidade pode ser diferente do que foi previsto.

Apesar disso, o responsável por realizar essa tarefa deve se atentar a novos fatos que possam afetar a empresa, pois algumas coisas parecem simples e podem trazer um rumo inesperado para a empresa, como um novo concorrente, por exemplo.

Mas existem muitas tarefas a serem feitas em uma empresa, as vezes não sobra tempo para realizar o plano, analisar e revisar a cada mudança ou de seis e seis meses e isso pode prejudicar sua empresa. Então a melhor maneira para fazer isso é contratando alguém experiente no assunto, como uma consultoria empresarial, pois você terá todo o apoio necessário e seu plano feito e sempre atualizado.

5 dicas oara criar uma estratégia empresarial