Vendarketing é um termo, como você já deve ter notado, que une as palavras “vendas” e “marketing”. Mais do que isso, é uma metodologia que alinha os objetivos de ambos os setores dentro de uma empresa, para que sejam mais eficientes na busca de propósitos em comum.
Evidentemente, ter os seus principais setores responsáveis pelo faturamento da empresa em harmonia, e não em atrito — o que é bem comum —, certamente, pode aumentar significativamente os seus resultados.
Mas o que precisa ser feito para engajar as equipes de vendas e de marketing para que trabalhem em conjunto? É justamente sobre isso que vamos falar a partir de agora. Confira!
Como integrar as equipes de vendas e marketing?
A primeira medida para ter as suas duas equipes trabalhando juntas é promover uma mudança de mentalidade. Ambos os times precisam reconhecer que necessitam um do outro para que a empresa alcance melhores resultados.
Enquanto o marketing assume uma posição de captador de oportunidades, a equipe de vendas vai atuar precisamente com o fechamento dessas oportunidades.
Tendo esse quadro em mente, os dois setores vão precisar trocar informações. O marketing, por exemplo, tem dados precisos sobre o tipo de conteúdo que interessa mais ao cliente em potencial, o que permite que o vendedor escolha os argumentos certos na hora de fechar a venda.
O setor de vendas, por sua vez, por lidar diretamente com o cliente, pode ajudar o setor de marketing a definir melhor suas ações, planejando cada uma de suas campanhas e seu funil de vendas exatamente para os clientes que interessam para a empresa. Esses são apenas alguns benefícios de ter as suas equipes de vendas e marketing atuando em conjunto.
Falaremos sobre outros benefícios a seguir.
Quais os benefícios do vendarketing?
Leads mais qualificados
Quando as equipes de vendas e marketing trabalham de maneira integrada, é possível enviar, para o setor de vendas, um lead — cliente em potencial — que conheça melhor sobre as soluções da empresa.
Isso diminui o esforço do time de vendas, além de aumentar as chances de sucesso no fechamento.
Ciclo de vendas menor
Muitas empresas que utilizam o vendarketing têm um aumento de receita crescente depois da aplicação dessa metodologia. Isso acontece, principalmente, por conta da diminuição do ciclo de venda, ou seja, do tempo que se leva para efetivar um negócio.
Quando o setor de vendas recebe prospectos mais bem qualificados, naturalmente, o processo de vendas se torna mais rápido, e a aceleração das transações é inevitável.
Maior custo-benefício
No vendarketing, todo o marketing se torna direcionado para vendas. Todas as campanhas, conteúdos e estratégias de marketing ficam diretamente alinhadas às necessidades da equipe de vendas.
Essa virada de chave fará com que sua empresa gaste cada vez menos com a aquisição de leads que serão passados para a equipe de vendas. Esses leads, por sua vez, estarão mais bem-educados, aumentando, assim, o percentual de negócios fechados. Por consequência, temos um custo reduzido para a aquisição de clientes.
Naturalmente, outros objetivos, como reconhecimento de marca, retenção e fidelização de clientes, devem continuar sendo trabalhados pelo setor de marketing. No entanto, em suas estratégias de aquisição de clientes, o orçamento tende a ser significativamente mais bem aproveitado.
Agora você já sabe o que é vendarketing e seus principais benefícios. Que tal aproveitar e aprender mais sobre a sua eficiência e sobre as principais ferramentas para implementá-lo em sua empresa? Acesse agora nosso outro artigo sobre vendarketing e confira essas informações! Vamos lá!