Você sabia que o controle das finanças é o que mantém uma empresa? Por essa razão, a gestão financeira estabelece a maneira como os objetivos poderão ser atingidos e é fundamental para todos os tipos de negócio.

Mas algumas PMEs (pequenas e médias empresas) encontram-se em uma situação delicada, pois seus gestores têm conhecimento da área em que atuam, mas nem tanto de técnicas administrativas. Eles não sabem a importância da gestão financeira para pequenas empresas.

Mas como reverter esse quadro e ter um ótimo controle das finanças? Continue a leitura e confira!

A gestão financeira

A gestão financeira pode ser traduzida como todas as atividades exercidas com o fim de garantir o controle dos recursos de um negócio. As ações necessárias a esse processo vão desde o planejamento financeiro da empresa até a medição dos resultados obtidos.

Neste contexto, é necessário ficar atento aos investimentos de recursos e às análises de crédito e fluxo de caixa. Assim, é possível ter um negócio bem-sucedido.

Dicas para um bom controle das finanças

Desenvolver uma boa administração, além de ver seu negócio prosperar e dar lucros, é o objetivo de todo empresário. E, para isso, é necessária uma boa gestão financeira.

Uma correta administração dos recursos viabiliza investimentos e o crescimento, auxiliando na tomada de decisões, evitando desperdícios e maximizando os resultados desejados. Existem algumas formas de se auxiliar os gestores no processo de gerenciamento de uma pequena empresa — e as mais simples são o fluxo de caixa e o orçamento.

Mas, para ajudar você nesse momento, separamos algumas dicas essenciais a uma boa gestão financeira:

Ter conhecimento do saldo do caixa

Deve existir um controle de entrada e de saída do dinheiro do caixa. Registrar a movimentação financeira de sua empresa é fundamental para prever a quantidade de recursos necessários para a manutenção do empreendimento.

Saber o valor dos estoques e das contas a pagar e a receber

Os produtos estocados devem ser contabilizados, pois precisam ser considerados para que se precifique a venda e seja possível acompanhar os resultados financeiros da organização. Além disso, é fundamental haver um planejamento para pagamentos e recebimentos das contas da companhia.

Perceber o valor das despesas fixas e se a organização está tendo lucro

O valor das despesas, mesmo que rotineiras ou mínimas, deve ser contabilizado. É essa iniciativa que permite à empresa funcionar sem nenhum problema.

Não há dúvidas de que é necessário estar envolvido na rotina operacional da companhia. Mas não se esqueça de que também é fundamental verificar se o trabalho tem algum retorno financeiro.

Calcular o preço e os custos de uma venda

O valor da venda deve ser igual à quantia necessária para produzir o item em questão. E, para que isso aconteça, é preciso calcular o preço da produção.

Administrar corretamente o capital de giro

É essencial ter dinheiro no caixa para pagar compromissos imediatos da empresa, como você já sabe. Lembre-se de garantir que isso aconteça, para que o negócio mantenha uma boa reputação no mercado.

Ter um fundo de reserva para a demissão de funcionários

Companhias que têm funcionários estão sujeitas a querer demiti-los um dia. E, para que isso possa ocorrer, é fundamental manter uma reserva destinada ao pagamento dos direitos trabalhistas.

Não gastar mais de 30% do faturamento com a folha de pagamento

Empresas que contratam mais do que podem têm um gasto com a folha de pagamento maior do que 30% do faturamento. E, muitas vezes, tais empreendimentos não conseguem formar um fundo de reserva para demissões, pagamentos de férias e 13º salários ou, ainda, investimentos no próprio negócio.

O planejamento e a gestão financeira

Planejar adequadamente é fundamental, não é mesmo? Para tanto, porém, deve-se ter em mente os objetivos, as metas e as estratégias financeiras.

Saber até onde você quer chegar é primordial. A partir de seus objetivos e metas, são traçadas todas as estratégias para que os custos operacionais de seu negócio sejam reduzidos, ao mesmo tempo em que a entrada e a saída do caixa possam se manter organizadas.

Ferramentas importantes

Sistema de gestão

Acompanhar de perto todos os detalhes de uma empresa não é tarefa fácil. Portanto, aposte em um sistema de gerenciamento que possa unir todas as informações de sua empresa.

Um sistema de gerenciamento cataloga os documentos de diversos setores e informa todas as fontes de recursos, despesas e lucros. Optar por um sistema que utiliza softwares online é uma ótima solução para quem reconhece a importância da gestão financeira.

Softwares especializados são frequentemente atualizados e mantêm todos os seus dados seguros em uma nuvem. A cloud pode ser acessada a qualquer momento, inclusive a partir de um aparelho celular.

Escolher um sistema manual de anotações em planilhas do Excel, por exemplo, pode ser uma saída se você não quer investir em algo mais aprimorado. Apesar de suscetível a falhas, quando não há uma constante atualização, essa é uma opção válida para quem deseja economizar no sistema de gerenciamento.

Fluxo de caixa

O registro das informações financeiras de uma empresa demonstra as saídas e entradas de valores do caixa, demonstrando o lucro ou o prejuízo gerado em determinado período. Essa ferramenta é importante para se delimitar os investimentos futuros e facilitar a correção de erros ou excessos cometidos na gestão empresarial.

Capital de giro

O capital de giro é o montante necessário para financiar as atividades de uma companhia durante certo período de tempo. Financiar compras a prazo, comprar o material do estoque e custear o pagamento dos funcionários requer um capital específico e recorrente, denominado capital de giro.

Precificação

Estabelecer o valor correto para seu produto ou serviço é indispensável a uma boa gestão financeira, já que se trata da principal forma de entrada de capital em seu negócio. A formação do preço deve levar em conta os custos fixos e variáveis necessários à manutenção da empresa, acrescido da margem de lucro desejada.

Esse ajuste de valor é necessário para se ter um produto competitivo e lucrativo, oferecendo recursos para a manutenção do negócio. E então? Notou a importância da gestão financeira para o desenvolvimento de sua empresa?

Ter um bom controle das finanças é essencial para seu negócio evoluir e alcançar o sucesso. Mas, muitas vezes, falta tempo para os gestores pensarem em todos esses detalhes e conseguirem analisar gastos, saldo do caixa, estoque e tudo mais.

Precisa de ajuda para organizar esse setor de sua empresa? Então, descubra por que contratar uma consultoria financeira é a melhor opção para você!