No mundo dos negócios é comum pensar que “a grama do vizinho é sempre mais verde”. Mas, será que o mesmo acontece com a concorrência entre as pequenas e médias empresas? Durante uma visita corriqueira ao cabeleireiro, notei que as coisas não são bem assim.
O cabeleireiro
Ao chegar ao salão, avistei um novo estabelecimento concorrente, na mesma rua em que o salão está localizado.Imponente, recém-reformado, com um leve cheiro de tinta e com espelhos limpos e brilhantes, o novo salão era bem mais luxuoso do que o que eu frequentava. Ao questionar o que meu cabeleireiro achava de ganhar um concorrente de peso, com tanta proximidade entre os estabelecimentos, obtive a seguinte resposta poética, concedida de forma tranquila e segura: “- O Sol nasce para todos…”.
Também fiquei sabendo que o profissional aprovava a concorrência, pois ela o incentivava a colocar em prática diversas melhorias que vinham sendo adiadas – além de comemorar a chegada de novos clientes que chegariam atraídos por mais de um estabelecimento do mesmo segmento localizados na região.
Proposta de valor
O ocorrido com este estabelecimento me fez notar que para ter consciência da proposta de valor de cada empresa é fundamental saber enxergar os aspectos positivos da concorrência. A proposta de valor nada mais é do que o benefício tangível entregue ao cliente, o diferencial que o faz reconhecer a identidade de cada marca durante a experiência de compra, que pode ser comparado com o ato de pedir o mesmo prato em dois restaurantes diferentes, por mais que os alimentos sejam exatamente iguais, ainda assim, é possível ter preferência por um ao invés do outro.
Inovação
A identidade e proposta de valor devem estar claras na mente de cada empreendedor, pois caso existam dúvidas, a tendência é que a concorrência seja enxergada de maneira negativa. Pior do que isso é querer copiá-la e tentar se igualar com as demais empresas, quando o correto seria se diferenciar, destacando-se de forma original e criativa. Um bom objeto de estudo para explanar este tema é o livro Novos negócios inovadores de crescimento empreendedor no brasil, de Silvio Meira. Abaixo, uma breve resenha do consultor Marcelo Scharra sobre a obra:
Para que os negócios fluam bem é fundamental, portanto, não ficar paralisado diante de produtos ou serviços alternativos e substitutos, independentemente da quantidade de novidades apresentadas pelos concorrentes. Para isso, um processo de inovação contínua pode ser inserida na cultura da organização, com diferentes métodos de gestão de inovação. Para saber mais, leia este artigo.
Busque sempre reconhecer as competências alheias, sem jamais deixar de se aprofundar cada vez mais nas próprias qualidades que o tornam único e são os verdadeiros diferenciais competitivos de sua empresa. Dessa forma, o Sol realmente nascerá para todos e a sua grama se tornará tão verde e atrativa quanto a do vizinho.
– Marcelo Scharra,
especialista em gestão de negócios na Inside Business Design.