O objetivo da maioria dos empreendedores que estão começando ou que já possuem uma pequena e média empresa é reduzir tempo, esforço excessivo e ser mais assertivo. Mas não importa o estágio em que a empresa se encontra, é necessário manter o movimento e sempre procurar maneiras para inovar e se reinventar.

Por muito tempo, as empresas separavam o processo de inovação em compartimentos, como inovação de um produto ou marca. Então surgiu o business design, que propõe uma visão de negócios ampla e simétrica, oferece uma remodelagem do negócio a partir de ferramentas e metodologias. Isso permite uma maior interatividade entre setores diferentes dentro da mesma empresa.

O Business Design inicia-se da ideia de que todas as partes de um negócio podem ser modeladas e a partir de testes aperfeiçoada, pois assim, a abordagem de forma interativa, permite desenvolver o negócio a partir do conceito inicial até seu lançamento. O Business Design foi inspirado nos conceitos de Design Thinking, Business Model Generation e Customer Development. Ao combina-lo com estratégias tradicionais, a abordagem se torna importante para desenvolver os negócios.

E é por conta disso que a Inside faz Branding, pois Business Design e Branding estão diretamente relacionados.

Qual a importância do Branding para o Business Design?

As pessoas só memorizam o que é realmente importante e significativo para elas, então, somente uma parcela de todas as informações vistas diariamente é lembrada. Como conseguir um espaço nessa parcela? Uma boa forma de chamar atenção do público é com o design, aquilo que está em frente aos seus olhos. Por conta disso, o papel do design é imprescindível na criação de marca, pois é ele o responsável pela comunicação e diálogo de marcas com pessoas.

O design é maneira de encontrar soluções para problemas de negócios, serviços, produtos, experiências, entre outros. Ao se integrar com o mundo corporativo, coloca em prática a estratégia desenvolvida pelo branding e assim, ajuda a concretizar características para tornar a marca relevante e única.

Para a compreender a relação do branding com o business design e do valor que o design agrega às marcas, confira 4 possíveis cenários para sua atuação:

1. Novos mercados: O Branding pode estabelecer um diferencial para a marca, que dificilmente será copiado e criar um novo mercado.

2. Produtos e serviços: É possível inovar com produtos e serviços, integrando o processo de Branding com outras áreas da empresa.

3. Propriedade intelectual: Ao definir o processo de Branding, empresas passam a valer mais.

4. Performance de produtos: Bons designs podem reduzir o stress, aumentar o desempenho e o cuidado dos colaboradores com a empresa e clientes.


A relação entre Branding e Business Design ajuda na construção de empresas sólidas e confiáveis e isso contribui para que novos mercados cresçam e o valor agregado através da percepção da marca.

Branding: tudo que você precisa saber