Qual o motivo de uma marca ter mais valor, ser mais lembrada e mais desejada pelos consumidores do que outra? Muitas vezes, marcas concorrentes fabricam e entregam o mesmo produto, mas apenas uma se destaca no mercado, se torna líder de vendas e preferida do consumidor final, permanecendo em sua mente. Mas o que diferencia uma marca de outra? Essa diferenciação se dá por conta do Branding.
O branding nada mais é que a gestão da marca, pois é realizado para tornar uma marca mais conhecida que outras e permanecer na mente dos consumidores. Mas essa gestão envolve muitos fatores, como criação do logotipo, materiais impressos, alinhamento da comunicação, marketing, entre outras diversas ações. E o resultado final pode demorar para aparecer, pois não se constrói uma marca forte do dia para a noite, mas vamos te ajudar a entender como fazer a gestão da sua marca da melhor maneira possível.
O que é marca e como fazer a gestão da sua?
O que define uma marca não é simplesmente o logotipo, o site ou o nome, isso faz parte do que constrói a marca, mas não é tudo e não pode ser considerado componente único, pois a marca é tudo que remete à empresa e o conjunto de coisas que a representa. Além disso, é aquilo que envolve a visão do público, pois é possível trabalhar para construir uma imagem, mas não impor na mente das pessoas.
É basicamente o que diferencia uma empresa de outra e quanto maior e mais clara for essa diferença, maior a percepção do consumidor, seja de forma positiva ou negativa. Na realidade, a marca é o que torna uma empresa única e especial e para perceber como o branding o branding pode ser importante, é necessário entender por qual motivo as pessoas compram determinados produtos e serviços.
A pessoas não compram o que as empresas vendem e sim a ideia vendem.
Sempre que o assunto é gestão de marcas, é importante falar sobre a teoria de Simon Sinnek, a respeito do motivo das pessoas se identificarem com algumas marcas, produtos, ideais e até mesmo políticos. Na realidade as pessoas escolhem determinadas marcas por se identificar com seus objetivos. As pessoas não compram o que as empresas vendem e sim a ideia que vendem.
Se o consumidor se identificar com o que a marca transmite como sendo seus ideais, criará uma conexão automaticamente e irá sentir a necessidade de mostrar para as pessoas seu modo de pensar e que os pensamentos da marca são semelhantes ao seu. Muitas empresas começam a comunicação pelos benefícios, mas na verdade, precisariam começar falando sobre os motivos pelo qual faz o que faz.
Marcas adquirem personalidade quando os ideais são transferidos para os discursos e ações de marketing da empresa e no final torna-se uma marca mais forte, reconhecida, de grande valor.
Branding para gestão da sua marca
Para ter uma marca reconhecida e com ideias semelhantes à das pessoas, é importante ter uma comunicação alinhada e isso é feito com o branding. A Apple por exemplo, segue a mesma linha visual para todas as suas peças, discursos e divulgações. Isso fortalece a percepção do público, atraindo cada vez mais consumidores e tornando-os fiéis e até mesmo promotores da sua marca.
Com os fatores internos de uma empresa, é possível notar se a marca está bem conhecida ou não, através de alguns elementos apresentados a seguir:
- Entendimento dos valores: as pessoas entendem os valores da marca e seus objetivos? O quanto isso é entendido pelos colaboradores?
- Comprometimento: qual o nível de comprometimento da empresa com o que a marca defende?
- Adaptação: A marca está alinhada ao mercado? Qual o seu nível da capacidade de adaptação?
Já com os fatores externos os elementos a serem analisados são os seguintes:
- Autenticidade: os valores da marca precisam ser claros
- Relevância: as pessoas precisam ser impactadas pelas mudanças
- Diferenciais: é necessário se diferenciar da concorrência
- Entendimento: as pessoas precisam entender o motivo da marca existir
- Consistência: a marca precisa ser consistente e superar as expectativas, ou pelo menos atendê-las