Há alguns anos os serviços de consultoria e mentoring eram restritos em multinacionais instaladas no Brasil, principalmente o mentoring que é ainda mais recente, pouco falado em empresas de base tecnológica.
Considerando que atualmente na maioria das empresas brasileiras a contratação de especialistas externos ainda é bastante recente e em alguns casos há uma confusão na hora de definir alguns conceitos, escrevi esse artigo para te ajudar a entender qual a diferença entre consultoria e mentoring.
O que é consultoria empresarial
Consultoria é um serviço para o meio empresarial, quando empresas contratam outras empresas especializadas ou até mesmo profissionais capacitados para avaliar sua empresa, obter informações, identificar oportunidades, diagnosticar problemas, encontrar soluções de um assunto ou especialidade, etc. Esses especialistas são chamados de consultores e atuam desde a constituição da empresa, desenvolvimento de um planejamento estratégico, gestão pessoal até avaliação de vendas, fusão e aquisição.
O que é mentoring empresarial
Mentoring é um termo inglês, que pode ser traduzido como tutoria, mentoria, mentorado ou apadinhamento. O mentoring é um processo de desenvolvimento profissional e consiste em um profissional experiente passar seus ensinamentos para profissionais com menos experiência. Reuniões são feitas para conversas, debates sobre a vida profissional e pessoal. O mentor é um mestre, com bastante conhecimento sobre a área de trabalho do mentorado e esse processo permite o desenvolvimento da carreira do mesmo.
Devo contratar Consultoria ou Mentoring?
Para ter o conhecimento de qual dos serviços contratar o aconselhado é primeiramente fazer uma avaliação sobre o que você espera conquistar com esses serviços. Então faça uma análise da sua empresa, saiba o número de colaboradores, faturamento e o que procuram para sua empresa.
Por exemplo, empresas que procuram harmonização societária, validar a estratégia, melhorar processos, gestão e aumento de receita precisam de um serviço diferente de empresas que procuram profissionalizar a gestão, aumentar a eficiência operacional, aumentar capacidade de geração de caixa, aumentar o lucro, captar investimentos, implementar ou aperfeiçoar a governança corporativa.
E para saber exatamente o que contratar para sua empresa o recomendado é conversar com especialistas da área para tomar a decisão correta e não se arrepender depois, pois sua empresa é sua preciosidade e precisa estar em boas mãos.
Para te auxiliar nesse momento de decisão, a Inside Business Design te convida a conversar com um de seus especialistas para esclarecer qualquer outra dúvida que você ainda tenha sobre a diferença entre consultoria e mentoring e te mostrar o que pode ser feito por você e por sua empresa.