Algumas empresas subestimam o poder do atendimento ao cliente como uma ferramenta de marketing, pois uma coisa não existe sem a outra e os assuntos têm tudo a ver. Mas a má reputação de vendedores mal preparados está tão grande atualmente, que atender bem se tornou um diferencial.
Humanizar seu atendimento é a melhor maneira para começar a atender melhor seus clientes, pois pessoas gostam de conversar com outras pessoas e não com vendedores e para muitas pessoas pode ser difícil de aceitar, mas é verdade.
Dicas de como atender seus clientes de forma eficiente
- Não foque na venda: parece estranho dizer para não focar nas vendas em um post sobre atendimento ao cliente, mas em primeiro lugar você deve focar no atendimento. É mais do que normal que você queira vender, mas no início não é hora. Você precisa esquecer tudo, metas, a importância da venda, primeiras impressos. Nunca deixe seu atendimento ao cliente iniciar pelo seu desejo de vender! Se você se colocar no lugar do cliente ficará mais fácil de entender, pois o cliente deseja ser bem atendido e o primeiro passo é que você dê a atenção que ele deseja. A venda é a consequência natural de um bom atendimento.
- Tenha algo em comum com seu cliente: Seu cliente precisa se sentir próximo de você e a melhor maneira para isso é ter coisas em comum, como a história. Um exemplo é do CEO da Viddheo, que saiu do seu emprego para empreender e estava fazendo uma reunião com um cliente e apresentando a empresa. Após 30 minutos de reunião, o cliente perguntou a idade dele, mas na verdade, a pergunta não tinha relação com os negócios, mas com a lembrança de seu filho que também saiu do emprego para empreender.
- Fidelização do cliente: Surpresas boas geram um impacto positivo no cliente e aumentam as chances dele se fidelizar à sua empresa. Existe uma empresa que utiliza muito bem essas práticas e faz isso com muita eficiência. Essa empresa é a Zappos, comprada pela Amazon por mais de um bilhão de dólares, é o maior e-commerce de sapatos do mundo. Você também pode usar as redes sociais para interagir com seus clientes e essa é uma ótima maneira de fidelização. Veja esse exemplo onde o Itaú e o Santander fazem uma batalha de rap no Twitter para conquistar esse cliente, ele com certeza nunca mais irá se esquecer.
A iniciativa da pergunta surgiu do cliente, mas a mensagem deixada é que as pessoas se identificam com histórias em comum e como vendedor, você precisa que seus clientes se identifiquem com você.
Atender seus clientes não significa apenas responder as perguntas que eles fazem, mas sim interagir de forma positiva, transmitir seu conhecimento, para ele saber que você conhece sobre o que está vendendo, isso passa mais confiança para quem está comprando.