Você sabe qual a importância da cultura organizacional? Será que é apenas uma teoria que os livros de administração e gestão de pessoas costumam abordar ou tem uma verdade prática aplicável? Acertou quem pensou na segunda opção.
Empresas de sucesso são aquelas que têm reconhecimento público por conseguirem entregar ao mercado exatamente aquilo a que se propôs. E as maiores têm uma cultura organizacional bem evidente e reconhecida como um fator fundamental para alcançar seus objetivos. A tendência corporativa é enxergar essa ferramenta de gestão como um dos fundamentos da gerência eficiente.
Este artigo vai ajudar a esclarecer suas dúvidas sobre cultura organizacional e direcionar as ações do seu negócio para obter mais sucesso.
Definição de cultura organizacional
Podemos compreendê-la como um conjunto de diretrizes que vão agregar os hábitos, valores éticos e morais, políticas internas e externas, comportamentos e crenças de uma empresa. Ou seja, é um guia de ação para que todos os envolvidos no negócio da empresa exerçam suas funções de forma homogênea, em busca dos mesmos objetivos e comungando dos mesmos valores.
Se aplicada corretamente, a cultura organizacional motiva os colaboradores e os ajuda no crescimento profissional, assim como estes auxiliam no avanço da empresa. Ela desenvolve diretrizes para a organização alcançar o sucesso, pois os funcionários terão uma visão focada do negócio e, dessa forma, terão atitudes diferenciadas dentro dele.
É possível reconhecer a importância da cultura organizacional quando se gera maior satisfação para seus clientes e a empresa começa a obter mais lucro por investir em gestão de pessoas e cultura corporativa. Quando não é considerada relevante, a empresa pode acabar com problemas de produtividade dos funcionários e desmotivação.
Elementos norteadores da empresa
O pilar da construção da cultura de uma empresa é definir missão, visão e valores. São declarações simples, porém bastante poderosas, para o encaminhamento de ações que ajudarão construir a cultura organizacional.
Missão
É o que a empresa se propõe a fazer no mercado. É a razão de existência da companhia e o que todos funcionários devem ter em mente na execução de seu trabalho, seja ele qual for.
Visão
É a projeção da empresa, o futuro que traça para si. Dentro das suas expectativas e de forma realística, a empresa deve declarar onde ela quer estar nos próximos anos.
Valores
É o norte ético da empresa, suas crenças. Devem ser claros os valores que importam para a companhia, e todos os colaboradores devem trabalhar com eles em mente e aplicá-los no dia a dia.
Mais do que textos curtos e bem escritos, missão, visão e valores são ponto de partida da atividade empresarial. Com eles em mente, a cultura tem uma base para se formar e criar a sinergia necessária para o bom funcionamento do ambiente empresarial e para a busca dos resultados.
Vantagens da cultura organizacional
A missão, visão e valores da sua empresa devem estar presentes na rotina dos colaboradores, por isso é necessário reforçar a importância da cultura organizacional diariamente.
Um funcionário que não esteja ligado diretamente à cultura pode acabar transmitindo uma ideia errada e diferente do que a empresa deseja por comportamentos incompatíveis com a organização.
Propor ações de engajamento e conscientização é necessário não apenas com a chegada de um novo funcionário, mas também é importante disseminar a cultura no decorrer da rotina da empresa entre todos os colaboradores. Uma boa tática é produzir conteúdos como jornais informativos e murais e promover encontros, entre outras maneiras de manter os colaboradores informados.
É importante ter informações acerca da cultura organizacional sempre acessíveis, e as ações devem ser aplicáveis para todos os funcionários da empresa, desde o cargo mais humilde até os gestores. Todos devem colocar em prática e buscar cada vez mais um ambiente harmonioso, em que todos sabem onde trabalham e aonde podem chegar.
Mas atente-se, pois todo cuidado é pouco. Uma política organizacional que não for clara e transparente, tanto pela forma que é passada e entendida quanto pela maneira que é divulgada, poderá se tornar uma barreira no desenvolvimento da empresa.
Ao notar que está sendo entendida de maneira errada, o mais indicado é rever as informações antes que resulte em desconforto e desânimo para os colaboradores, podendo causar gastos com baixa produtividade ou perda do funcionário e o impacto maior será na perda de clientes.
A importância da cultura organizacional bem transmitida
Ter os valores da sua empresa bem definidos e compartilhados, assim como visão e missão, aumenta positivamente o impacto da liderança em relação ao comportamento dos funcionários. Ter uma política organizacional aplicada de forma eficiente transforma o ambiente de trabalho, trazendo mais produtividade para as pessoas envolvidas.
E a melhor maneira de criar uma cultura é começando pela missão da sua empresa. Faça um brainstorm com a sua equipe para as ideias aparecerem e depois defina todas as etapas que considerem importantes para a empresa seguir e ser reconhecida por isso.
Esse trabalho pode levar um tempo para ser realizado. Se for necessário, é preciso dividir as tarefas com a rotina diária. Por isso existem empresas especializadas em definir a cultura organizacional junto com os líderes e assim consome menos tempo dos gestores e da equipe.
Planejamento para fazer acontecer
Como toda ação empresarial, o desenvolvimento da cultura deve ser planejado. Ela não vai nascer de declarações, mas de um conjunto de atos estruturados que ajudarão na assimilação das ideias. Para tanto, focamos alguns pontos essenciais para esta tarefa.
Política organizacional
É preciso clareza nas proposições e nos guias de ação. A linguagem deve ser clara, inteligível e de fácil compreensão. A política da empresa deve ser traduzida nas ações dos colaboradores no dia a dia, e isso só é possível se for tratada com transparência.
Aposta na liderança
Líderes costumam ser espelhos para as equipes. Eles, portanto, devem refletir os valores da empresa. Aposte nos líderes e faça deles multiplicadores e incentivadores das mensagens empresariais, promovendo o engajamento dos funcionários.
Ações contínuas
Todo processo de aquisição de cultura é contínuo, portanto dentro de um planejamento as ações para sua existência devem ser perenes. Dar continuidade é garantir a assimilação das crenças da empresa por todos os funcionários.
Comunicação eficiente
Os valores precisam ser difundidos para se tornarem hábitos. É necessário criar um sistema de informação interna que proporcione a integração de funcionários. Além de murais, informativos e eventos, é recomendado o uso de tecnologia, como o uso de intranets e produção de vídeos.
Com um bom planejamento e firmeza nas ações, é possível implantar e transmitir uma cultura dentro de uma organização e melhorar sua performance.
Cultura organizacional, como você viu, é uma ferramenta de gestão que tem o poder de criar sinergia numa empresa, direcionar os esforços para a obtenção de resultados e tornar fluente o trabalho numa organização. E tudo isso sem segredo e sem mistério!
Este conteúdo foi útil para você? Agora que você já aprendeu a importância da cultura organizacional, que tal complementar seus conhecimentos em gestão sabendo o que observar na hora de escolher uma consultoria comercial para a sua empresa?